Câmara Municipal de Viseu
feira s mateus
inem_socorro_1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » São Cipriano sem médico de família há três meses

São Cipriano sem médico de família há três meses

pub
 Está a chegar mais uma edição do Ecotour BTT em Santa Comba Dão
24.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Está a chegar mais uma edição do Ecotour BTT em Santa Comba Dão
24.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 São Cipriano sem médico de família há três meses

Os utentes da Extensão de Saúde de São Cipriano, no concelho de Resende, estão sem médico de família desde outubro quando a clínica que trabalhava na unidade entrou de baixa. As populações dizem estar preocupadas com a falta de assistência médica. O posto médico serve 1.400 utentes das freguesias de São Cipriano, Ovadas e Panchorra, Freigil e Miomães e Anreade e São Romão de Aregos.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de São Cipriano recorda que este “problema não é novo”, continuando “a gerar muita preocupação junto de toda a população que beneficia das respostas desta unidade”.

“Tudo começou com a baixa da médica desta unidade em outubro de 2022. Depois da saída desta profissional, a Extensão de Saúde não recebeu outro médico”, lamenta a autarquia.

Para resolver a situação, os utentes foram mandados para o Centro de Saúde da vila de Resende, numa resposta que a população considera insuficiente.

“Contactámos a Senhora Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Tâmega 1 e até o Ministro da Saúde, mas a verdade é que continuamos sem médico na extensão de saúde”, lamenta Aires Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de São Cipriano.

“As soluções apresentadas pelo ACES até ao momento não são adequadas, porque não têm conta a realidade da população desta região”, defende, lembrando que quem não tem carta de condução não pode “deslocar-se até Resende na esperança de conseguir uma consulta”.

“Não é sensato numa zona onde não existem sequer transportes públicos e a população é maioritariamente idosa”, acrescenta o autarca.

Ouvido também pelo Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, diz que a autarquia está há anos a acompanhar o problema da falta de médicos, embora esta matéria não seja da competência do município.

O autarca garante que já contactou, por diversas vezes, a diretora do ACES, que lhe que não há médicos.

Ao Jornal do Centro, Garcez Trindade acrescenta que outro problema em São Cipriano é o edifício da Extensão de Saúde, que está ultrapassado. A Câmara já demonstrou interesse em facultar um novo edifício, junto do Centro Educativo da localidade, para albergar o serviço de saúde, estando ainda à espera de respostas da tutela. O projeto, acrescenta, poderá ser uma realidade com a ajuda de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

“A Câmara já ofereceu um novo local, o temos projeto e tudo e estamos à espera de uma resposta”, conclui o autarca.

pub
 Está a chegar mais uma edição do Ecotour BTT em Santa Comba Dão

Outras notícias

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Está a chegar mais uma edição do Ecotour BTT em Santa Comba Dão

Notícias relacionadas

Procurar