A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
São João da Pesqueira vai ter um novo Centro Cultural. O Município assinou o contrato esta quarta-feira, 30 de abril, e o edifício estará localizado junto à Praça do Marquês.
O contrato foi celebrado esta manhã entre o município e a empresa Edibeiras e, segundo Município, “marca o início da execução de uma infraestrutura multifuncional que promete transformar a dinâmica cultural e social do concelho”.
O novo Centro Cultural – Fórum 1055 vai contar com uma área total de construção de 3.000 metros quadrados (m²), incluindo um espaço livre de 2.000 m², destinado a eventos.
O espaço será “um dos maiores do género na região”, e o projeto “contempla um pavilhão multiusos, áreas de apoio, restaurante, salas de reunião, gabinetes e outras valências”.
O objetivo do município passa por acolher iniciativas de âmbito cultural, nomeadamente exposições, concertos, encontros seniores e juvenis, e “em particular, atividades de destaque como a Vindouro – Festa Pombalina e a celebração da Festa de S. João”.
O investimento ronda os quatro milhões de euros (4.234.117,48€), dos quais quase três milhões vão ser financiados pelo quadro comunitário 20/30, “evidenciando o aproveitamento estratégico de fundos europeus para o desenvolvimento regional”, diz a Câmara da Pesqueira.
O Município afirma também que o projeto do Centro Cultural – Fórum 1055 “é mais um marco na estratégia de valorização territorial do concelho, colocando S. João da Pesqueira na linha da frente da oferta cultural e de infraestruturas a nível regional”.
O novo Centro Cultural de São João da Pesqueira irá situar-se junto à Praça do Marquês.