8-7-2025
Festival Mosaico
hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Sé de Viseu alvo de novas intervenções

Sé de Viseu alvo de novas intervenções

Anúncio é da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, que fala em três aspetos de estudo que vão “devolver à Sé a sua qualidade arquitetónica e artística"

 Sé de Viseu alvo de novas intervenções - Jornal do Centro
26.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Sé de Viseu alvo de novas intervenções - Jornal do Centro
26.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Sé de Viseu alvo de novas intervenções - Jornal do Centro

Visita contou com a presença do diretor do Património Cultural do Instituto Público de Lisboa e da diretora do Tesouro da Sé e Museu de Arte Sacra

A Sé de Viseu vai ser alvo de novas intervenções. A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, anunciou esta terça-feira, 25 de março, que a Sé de Viseu vai ser alvo de novas intervenções com o objetivo de “devolver à Sé a sua qualidade arquitetónica e artística”. 

A informação foi divulgada durante uma visita ao Museu Cabido da Sé de Viseu, seguida de uma ida à Galeria Venha a Nós a Boa Morte, que apresenta a exposição Umbra, de Hugo Canoilas, e onde Dalila Rodrigues anunciou que a Mata do Fontelo é monumento nacional.

Em declarações ao Jornal do Centro, a ministra da Cultura explica que estão a ser estudados três aspetos fundamentais para a recuperação e valorização do monumento. O primeiro desses pontos envolve a retirada de um conjunto instalado na Capela Mor que, segundo Dalila Rodrigues, “nunca dialogou com o património que pré-existe aqui” e “sempre foi visto como uma presença muito abusiva, muito intrusiva”, comprometendo a leitura do património existente.

A ministra acrescenta que estão a estudar a criação de uma estrutura simples que “não interfira na leitura e na fruição deste património” e que sirva a celebração dos atos litúrgicos.

Outro aspeto referido foi a musealização dos fragmentos de intervenções realizadas ao longo do século XX no claustro da Sé que, conforme revela a ministra, “vai ser organizada” para permitir uma leitura mais clara e uma “fruição mais total e completa”. A proposta artística em questão está associada aos anos 30 do século XVI.

Dalila Rodrigues destaca ainda a necessidade de uma intervenção na fachada nascente da Sé, onde as caleiras e sistemas de afastamento das águas pluviais, que foram realizados pela Antiga Direção Regional de Cultura, “não respeitam as boas práticas de intervenção em património”, e geram discordância, nomeadamente da parte de Fátima Eusébio, diretora do Tesouro da Sé e do Museu de Arte Sacra. 

A ministra sublinha que “a Sé de Viseu é património nacional, está afeta ao culto e, nesse sentido, estão aqui reunidas as partes interessadas e responsáveis” para garantir a preservação deste legado.

A visita também contou com a presença de João Soalheiro, diretor do Património Cultural do Instituto Público de Lisboa, e Fátima Eusébio, diretora do Tesouro da Sé e Museu de Arte Sacra, que contribuíram para o estudo das intervenções a serem realizadas.

pub
 Sé de Viseu alvo de novas intervenções - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Sé de Viseu alvo de novas intervenções - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar