joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Sernancelhe dá regalias a bombeiros voluntários para promover atividade

Sernancelhe dá regalias a bombeiros voluntários para promover atividade

Assembleia Municipal de Sernancelhe aprovou regulamento que prevê descontos no IUC e isenções no IMI

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
30.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
30.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Sernancelhe dá regalias a bombeiros voluntários para promover atividade

A Assembleia Municipal de Sernancelhe aprovou um regulamento da Câmara com regalias para os bombeiros voluntários e respetivos agregados familiares, entre as quais a comparticipação no imposto único de circulação (IUC) que pode ir até aos 50 por cento.

No documento a que agência Lusa teve hoje acesso, pode ler-se que o regulamento das regalias concedidas surge como “forma de reconhecer, proteger e fomentar o exercício de uma atividade com especial relevância para a comunidade, em regime de voluntariado”, na proteção de pessoas e bens.

As regalias destacam a comparticipação “no valor pago do Imposto de Circulação Automóvel (IUC), referente a uma viatura do beneficiário com redução de 30% no caso de um bombeiro no agregado familiar; redução de 40% (dois bombeiros) e redução de 50% no caso de três ou mais bombeiros no agregado familiar”, refere o regulamento.

Todos os bombeiros que cumpram com os requisitos abrangidos pelo regulamento “têm seguro de acidentes pessoais”, gerido pelo município, e beneficiam de “isenção de pagamento de todas as taxas inerentes ao licenciamento” para habitação.

Também está prevista uma “isenção da taxa de IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] da sua primeira habitação (própria e permanente), desde que sita no concelho de Sernancelhe, até ao valor máximo de 250 euros”, lê-se.

Entre as regalias estão também os acessos gratuitos às piscinas municipais e a iniciativas de caráter desportivo e cultural, promovidas pelo Município de Sernancelhe, assim como “prioridade na atribuição de bolsas de estudo”.

O regulamento prevê ainda regalias ao agregado familiar, nomeadamente os descendentes de primeiro grau, como a isenção de pagamento para participação de programas ocupacionais municipais e 50% de benefício nas despesas dos serviços de berçário e infantário, até ao máximo de 150 euros por filho.

“Trata-se de um regulamento pioneiro no Município de Sernancelhe, não existe histórico, nem implementação de uma contabilidade de custos, pelo que se torna impossível incluir uma ponderação dos custos e benefícios das medidas”, justifica a autarquia.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar