Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Tabuaço criou um gabinete de apoio ao emigrante. O serviço começou a trabalhar em finais do ano passado, mas só agora foi divulgado.
Anabela Oliveira, vereadora na Câmara, refere que o objetivo é apoiar os munícipes que estão emigrados, que já regressaram ou que pretendem regressar.
“Embora tenha sido formalizado apenas agora, o gabinete já se encontra a funcionar há alguns meses, sendo que, já anteriormente, também tínhamos já um funcionário com formação na área e que iria dando auxílio aos nossos emigrantes que aqui vivem em busca de todo o tipo de informações e na resolução de todos os problemas”, diz.
A vereadora, que tem o pelouro da Ação Social, justifica a publicitação recente do serviço com a chegada massiva dos emigrantes nesta altura e refere que a procura “é cada vez maior” Segundo Anabela Oliveira, são variados os auxílios dados pelo gabinete, “desde emprego a apoio jurídico e investimentos”.
“Apoiamos em tudo. Ainda há pouco tempo, atendemos um senhor que regressou definitivamente ao nosso concelho, pretendia requerer lá a reforma e esse trabalho foi todo feito através da técnica afeta ao gabinete de apoio ao emigrante”, sublinha a vereadora de Tabuaço.
O gabinete foi criado ao abrigo de um acordo assinado pelo município e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e funciona nos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira.
Já o presidente da autarquia, Carlos Carvalho, sublinhou que “faz todo o sentido instituir este organismo no concelho que estará, aliás, em articulação com as respetivas juntas de freguesia e com a própria Câmara”.