280222162529179332fa96d1166b2fa4cab9c47e91a034252c50
presépios na aldeia mortágua
museu da misericórdia viseu
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.12.24

O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…

06.12.24
Abertura loja Antiqva - Viseu_-7
api days mangualde
vista_alegre
Home » Notícias » Diário » Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo

Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo

 Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo
07.05.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo
12.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo

Diz quem sabe que pela região sul do distrito de Viseu não há rivalidade maior do que um Mortágua – Santacombadense. Ou do que um Santacombadense – Mortágua, como se entender. A verdade é que são dois clubes vizinhos e habituais competidores diretos. Nos últimos anos, a rivalidade não tem sido alimentada porque os dois clubes não têm estado a jogar a mesma divisão, mas agora encontram-se para um duelo que promete aquecer uma tarde que já de si será quente, climatericamente falando.

Ambos os treinadores assumem que este é um jogo especial. O Mortágua chega a este duelo com o título da Divisão de Honra no bolso e uma única derrota consentida. O Santacombadense encontra o campeão distrital impondo ao Vouzelenses, vencedor da 1ª distrital, primeira derrota – e logo em Vouzela. Se a isto somarmos rivalidade, os dados estão lançados. “É um retomar de um velho derby que já não se joga há muito tempo. É o maior da zona. Sempre foi assim. Umas vezes um clube está mais por cima, outras, o outro. Neste momento o Mortágua vive um melhor período, porque o Santa Comba passou uma crise que não lhe permitiu manter-se na Divisão de Honra e em campeonatos nacionais, como já esteve. Este domingo vamos reviver tempos antigos”, começa por dizer Rui Gomes, treinador do Mortágua.

Do lado do Santacombadense, ainda a viver a festa da subida à Divisão de Honra, o treinador João Lopes não tem dúvidas. Este jogo vai permitir recordar emoções bem antigas. “Ficámos muito satisfeitos com o sorteio porque queríamos jogar com a melhor equipa. O Mortágua foi campeão da Divisão de Honra com muito mérito. Ainda mais sendo um jogo que traz muitas memórias aos santacombadenses e também às pessoas de Mortágua. É um derby que já não era vivido há muitos, muitos anos. Temos esta oportunidade e vamos vivê-lo de uma forma intensa e desfrutar do jogo”, diz o técnico.

Na antevisão ao jogo, o treinador do Mortágua diz conhecer bem o percurso do Santacombadense, lembrando que os dois clubes já se defrontaram no início da época. “Sabemos que é uma equipa que tem uma mistura entre jogadores muito jovens e alguns com alguma experiência”, assegura Rui Gomes. O treinador dos mortaguenses assume o favoritismo para este jogo, mas reconhece muita qualidade ao adversário. “O Mortágua joga em casa, foi campeão da Divisão de Honra, subiu ao Campeonato de Portugal, por isso mesmo é favorito. No entanto temos de ter em conta que este é um jogo de Taça que tem de resolver-se neste dia, não pode haver empate. Temos a obrigação de vencer o jogo pelo percurso que fizemos este ano. Mas há que ter em atenção que o Santacombadense vem motivado porque acabou de fazer uma coisa que ninguém tinha feito: ganhar ao Vouzela”, lembra Rui Gomes.

Em jeito de resposta, o treinador da equipa de Santa Comba Dão entende que o Mortágua possa considerar-se favorito para o jogo. No entanto, João Lopes assegura que o Santacombadense vai a Mortágua para ganhar. “Entendo o Rui. Percebo-o. Tem respeito por nós, como nós temos por ele. Percebo que ele atribua favoritismo ao Mortágua porque está numa divisão acima, foi campeão. Agora, nós Santa Comba, temos um ADN criado ao longo dos anos, respeitamos o adversário, mas nós vamos a Mortágua para vencer o jogo”, assegura João Lopes.

E assim, quis o destino que a Taça de Sócios de Mérito juntasse dois clubes vizinhos num derby antigo. Para além do Mortágua – Santacombasense, os quartos de final terão ainda um Lamelas – Vouzelenses, um Besteiros – Mangualde e um Penalva do Castelo – Resende.

 Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo

Outras notícias

pub
 Taça distrital junta vizinhos e rivais para lembrar derby antigo

Notícias relacionadas

Procurar