Museum display: orange racing suits on the left, a video of a helmeted driver in a car on the screen, and a yellow race car in the foreground.
motards_hospital-10
Athletes stand on a podium: first place in center with green pants and white shirt, holding a certificate and wearing gold medal, flanked by second and third place winners on red/blue outfits; backdrop reads WMAC DAEGU 2026 with flags and sponsor logos.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Três propostas a votação no Orçamento Participativo Jovem de Mangualde

Três propostas a votação no Orçamento Participativo Jovem de Mangualde

Iniciativas nas áreas da saúde mental, cultura, inclusão e bem-estar animal estarão em votação entre 1 de junho e 31 de julho

29.05.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
29.05.26
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub

O Orçamento Participativo Jovem de Mangualde entrou numa nova fase com a apresentação das três propostas finalistas que estarão a votação entre os dias 1 de junho e 31 de julho. As iniciativas submetidas este ano são “Liga-te”, “New Wave Fest” e “Patas no Parque”, abrangendo áreas como a saúde mental, inclusão, cultura, bem-estar animal, lazer e valorização dos espaços públicos, anunciou a autarquia.

A proposta “Liga-te” aposta na criação de um programa comunitário direcionado a jovens, famílias e pessoas com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a saúde mental, a inclusão ativa e o combate ao isolamento. O projeto prevê atividades como caminhadas adaptadas, karaté inclusivo, jogos comunitários, sessões de mindfulness, workshops de gestão emocional, grupos de partilha para famílias e ainda um programa de mentoria jovem.

Já o “New Wave Fest” apresenta uma proposta focada na valorização da cultura local, através da realização de experiências imersivas, concertos e caminhadas ou corridas culturais. A iniciativa pretende destacar espaços emblemáticos de Mangualde, como a Senhora do Castelo, cruzando património, juventude, arte, música e identidade local.

A terceira proposta, “Patas no Parque”, sugere a criação de um parque canino em Mangualde, concebido como um espaço seguro, vedado e funcional, destinado a permitir que os cães possam correr, socializar e exercitar-se. O projeto pretende responder a uma necessidade identificada por muitos tutores, contribuindo também para a segurança e bem-estar dos cidadãos.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Cruz, responsável pelo pelouro da Juventude, considera que as três propostas “constituem um sinal claro de que os jovens de Mangualde estão atentos às necessidades da comunidade e têm vontade de participar de forma ativa na construção de um concelho mais inclusivo e dinâmico”.

Esta é já a quinta edição do Orçamento Participativo Jovem, iniciativa que, segundo João Cruz, se tem afirmado como “uma ferramenta essencial para ouvir as ideias dos jovens e transformá-las em projetos reais”.

“Participar também é aprender a decidir, a estabelecer prioridades e a assumir um papel ativo na vida coletiva e queremos que os jovens sintam que contam e que as ideias que apresentam podem, de facto, ter um impacto real no concelho”, conclui o autarca.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar