Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
A noite desta quinta-feira (12 de setembro) na Feira Franca é dedicada às tunas de Viseu, entre elas a Estudantina Universitária de Viseu, a Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu, a Tunadão 1998, e a Viriatuna, Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Viseu.
Para além das Tunas Académicas, também o Executivo Municipal de Viseu estará presente naquele que foi o recinto da Feira de São Mateus de 1 de agosto a 8 de setembro.
Até 22 de setembro, a Feira Franca vai ter 13 dias de entrada gratuita com uma programação “vocacionada para a promoção e valorização de manifestações culturais tradicionais de raiz popular, locais e de âmbito nacional”, refere a autarquia de Viseu.
A “estrela” do cartaz da Feira Franca é o Desfile Nacional do Traje Popular Português, mas o repertório ainda inclui a Festa das Freguesias, Ranchos e Grupos Folclóricos e de Cantares, Grupos de Bombos e Zés Pereiras. Também o Coro Mozart, Vox Visio Coral e Mara Pedro estão confirmados para o palco da Praça de Viriato. Grandes nomes do Fado ainda vão homenagear Augusto Hilário.
O recinto do Campo de Viriato continua com os operadores da Feira de São Mateus que quiseram manter-se abertos, incluindo diversões, restauração, bebidas, artesanato, têxtil, agrícola e industrial, entre outras áreas. A Feira Franca vai decorrer das 12h00 à meia-noite.
Os concertos de fado decorrem nos dias 13 e 14 de setembro, com o Grupo de Fados 7 Torres e o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra no primeiro dia. Já no segundo dia, vai-se ouvir fado de Lisboa, no feminino, com as vozes de Sónia Lisboa, Mara Pedro (que também vai cantar na noite de encerramento no dia 22), Sílvia Mitev, Ana Sofia Costa e Glória Paiva.
Já o Coro Mozart vai subir ao palco no dia 15 e o Vox Visio Coral faz o mesmo no dia 17. Os dias 16 e 18 dão total enfoque ao folclore com atuações de inúmeros grupos da região.
A Feira Franca também vai receber as marchas vencedoras dos Santos Populares deste ano. No Picadeiro vão desfilar na noite do dia 19 a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1 Viseu n.º 7 e Jardim de Infância de Santiago (vencedora do concurso de marcha infantil), a Junta de Freguesia do Campo (marcha juvenil) e o Centro Cultural do Campo (marcha sénior). Nessa mesma noite, a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas vai apresentar a tradicional Dança da Morgadinha, um dos ex-libris daquela localidade e que é dançada nas Cavalhadas de Teivas.
O dia 20 ainda tem “programação a definir”, mas conta também com uma atuação do Grupo Musicando.
No dia 21 de setembro, feriado municipal, Viseu recebe o 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, organizado pela Federação do Folclore Português. A iniciativa vai reunir mais de 1.000 participantes do continente e da Madeira. Também no último fim de semana da Feira Franca vai decorrer a 22.ª Festa das Freguesias, que vai mostrar o melhor das 25 freguesias do concelho de Viseu.
Também no último fim de semana da Feira Franca vai decorrer a 22.ª Festa das Freguesias, que vai mostrar o melhor das 25 freguesias do concelho de Viseu. No último dia são várias as atuações de grupos de bombos, assim como os Zés Pereiras regressam ao palco da Praça de Viriato.
“É uma programação curta mas intensa, que exalta o melhor do nosso concelho, região e país, garantindo aos vários grupos e artistas um palco extra de promoção junto de viseenses e visitantes”, diz o presidente Fernando Ruas, que destaca o facto do programa ser “constituído, em 99 por cento, pelos talentos da casa”.
“Com a realização da Feira Franca de Viseu, de entrada gratuita, a autarquia assegura a continuidade da Guardiã das Feiras Populares do país até ao feriado municipal, no formato de um grande evento, contribuindo para a manutenção da dinamização económica, social, recreativa e cultural”, explica o autarca.