motards_hospital-10
Athletes stand on a podium: first place in center with green pants and white shirt, holding a certificate and wearing gold medal, flanked by second and third place winners on red/blue outfits; backdrop reads WMAC DAEGU 2026 with flags and sponsor logos.
Exterior of Cine-Teatro de Vouzela with three vertical posters mounted on the stone facade
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Um clube de leitura “intimista” em que “diferente” é a palavra de ordem

Um clube de leitura “intimista” em que “diferente” é a palavra de ordem

O projeto é orientado pelo escritor Gabriel Gomes, em parceria com a Fnac Viseu. Reuniões acontecem uma vez por mês e incidem sobre um livro escolhido por Gabriel

Diogo Paredes
08.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
08.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

Tem um livro parado na estante há meses com o marcador sempre na mesma página, a implorar para que abrande um pouco? Quer quebrar o ritmo acelerado do dia a dia em que tudo o que faz é “para ontem”? Em Viseu, há muitas opções de escolha no que diz respeito à área literária, com cada vez mais clubes de literatura a surgir – uns de cariz mais amador, outros divulgados por instituições públicas e privadas.

Um desses clubes foi criado no ano passado e tem sido liderado pelo escritor, dramaturgo e ator Gabriel Gomes.

Este clube de leitura foi criado em julho, em parceira com a Fnac, e o convite foi lançado por Filipa Sacramento, responsável de comunicação da loja de Viseu. “Nós já nos conhecíamos porque estudámos juntos no secundário e como ela também começou a ver que eu comecei a investir mais na área da escrita e da literatura, lançou-me este desafio de poder coordenar o book club na Fnac”, explicou o jovem escritor de 28 anos. A relação entre os dois, contudo, desenvolveu-se não apenas no ensino secundário, como também na área teatral. “Conhecemo-nos no teatro quando éramos mais novos e eu admiro-o muito enquanto artista e enquanto escritor. O Gabriel já veio apresentar os livros à Fnac e já fez alguns ateliês de escrita criativa. Na altura pensei ‘quem melhor que o Gabriel para ser o nosso representante do clube e o nosso moderador’”, assumiu a responsável da Fnac.

O número de pessoas pertencentes a este clube atinge quase uma centena de membros, embora nem todos frequentem as sessões de discussão fisicamente, no espaço da Fnac de Viseu. “Há muitas pessoas que estão a acompanhar e que, inclusive, sabem qual é o livro que estamos a ler e sobre o que é que estamos a falar”, explicou o escritor.

Se, por um lado, há cada vez mais meios tecnológicos e redes sociais que entretêm as pessoas ao longo dos seus dias, o mercado dos livros tem estado em crescimento nos últimos anos, especialmente entre os jovens adultos. Além disso, contou Filipa Sacramento, géneros como o mangá, as novelas gráficas e a banda desenhada têm tido cada vez mais leitores.

“No book club tem sido um tema recorrente perceber como é que várias gerações se estão a encontrar ali no clube”, disse Gabriel Gomes. “Na sessão de dezembro esteve uma professora que está prestes a reformar-se e que disse que adorou não só a iniciativa, como o facto de estarem várias gerações na iniciativa”, contou.

Os livros, escolhidos por Gabriel, podem ser de qualquer género e de qualquer autor, e “diferente” é sempre a palavra de ordem. “Tenho tentado que sejam livros sempre muito diferentes uns dos outros, de um mês para o outro, e tenho alternado entre autores lusófonos e autores estrangeiros, entre homens, mulheres, por exemplo, o livro do mês passado foi de uma autora brasileira, mulher e era uma coisa muito da vida real, do quotidiano. O deste mês é de um autor japonês e que tem muita ficção e muita fantasia, com viagens no tempo, precisamente para obrigar todo o tipo de pessoas a lerem coisas bastante diferentes e que provavelmente nem iriam ler por elas próprias”, assumiu o escritor-ator. Além disso, Gabriel tenta que os temas dos livros coincidam com temáticas a serem destacadas nesse mês – em outubro de 2024, mês em que se assinalou a saúde mental, o autor levou uma escritora, também ela doente mental, cujo livro abordava esta temática.

Se, por um lado, o objetivo é crescer cada vez mais e levar o hábito da leitura até mais pessoas, por outro lado, Gabriel procura sempre manter o espírito intimista que gere estas sessões literárias. “Uma das primeiras coisas que eu propus fazer, em conversa com a Filipa, era que eu não estivesse no palco e as pessoas todas numa plateia”, explicou. “Fazemos uma roda e estamos todos ao mesmo nível com uma conversa entre todos”. Outro estigma que Gabriel quis desmistificar nas suas sessões foi a ideia que os livros e as conversas sobre as leituras eram algo com um nível de intelectualidade superior: “Neste caso é mesmo uma conversa que estamos a ter e o que queremos é formar uma comunidade de leitores, um grupo de pessoas que partilham o mesmo gosto, mesmo que depois uns gostem mais de uns livros de determinado estilo”, detalhou o escritor.

“Acho que há uma saturação tal de tecnologia, de redes sociais e acho que as pessoas tentam refugiar-se um bocadinho nisto”, contou Filipa Sacramento. O ator-escritor viseense foi mais longe, e explicou que “parece que há uma coisa que se tem vindo a perder e que tem diminuído ao longo dos tempos, especialmente porque há pessoas que abandonam completamente a leitura depois de saírem da escola, porque foram muitos anos a lerem coisas que lhes eram impostas”. No fundo, para o orientador do book club da Fnac, as sessões mensais são um modo de juntar pessoas que “tiveram uma mesma experiência semelhante à delas, para poderem partilhar não só aquilo que leram e o que é que acharam sobre isso, como também o que é que foi este ato de ler”.

Entre o teatro, os livros e as oficinas de escrita criativa

Gabriel Gomes é responsável pela publicação de quatro livros. O primeiro, “Éramos nós, uma arma e nós”, é uma peça de teatro publicada em 2016. O segundo livro, “Antagónico”, foi uma novela publicada em 2022. Seguiu-se “Temporário Eclipse Permanente”, um romance que saiu para o público em 2023. No ano seguinte, foi a vez de Gabriel Gomes publicar o livro de poesia “Sem Tempero”.

Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Gabriel Gomes concluiu recentemente um mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Coimbra. Inicialmente, Gabriel Gomes começou por representar no grupo jovem do Teatro Viriato. Fundador da companhia ArDemente, é ainda dramaturgo e ator para esta companhia. Além disso, o artista é ainda responsável por vários workshops tanto em escrita criativa como em atuação e leitura.

“As coisas principais que eu costumo transmitir é que não é preciso haver as condições ideais, de ter a ideia incrível, o espaço perfeito, ter tempo livre ou outros pormenores para realmente se poder escrever”, contou o escritor. “O ato da escrita, tal como a leitura, também é uma coisa que se tem perdido cada vez mais e uma coisa que eu faço sempre questão de fazer nestas oficinas é o escrever à mão, que é algo que se tem perdido ainda mais”, detalhou.

pub

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar