academico de viseu
fogo nelas rescaldo
261022185704d70c6bcc902ab2a2e0b93e11fbbd03b59fe3cfb6
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu

Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu

Produtos que restaram dos “Óscares do Queijo” foram entregues ao Banco Alimentar e já chegaram a instituições e famílias. Iniciativa foi da Câmara de Viseu e da instituição e teve como objetivo evitar o desperdício já que o queijo seria destruído

Micaela Costa
 Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu - Jornal do Centro
21.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu - Jornal do Centro
21.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu - Jornal do Centro

Duas paletes de queijo, com cerca de uma tonelada, foram entregues ao Banco Alimentar. O queijo foi o excedente dos “Óscares do Queijo”, um evento que reuniu milhares de exemplares em Viseu.

O queijo seria destruído e deitado fora, mas a Câmara Municipal de Viseu e o Banco Alimentar juntaram-se para conseguir que parte dele pudesse ser doado.

“Consegui que o veterinário da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e o veterinário municipal fossem verificar a qualidade”, começou por contar esta quinta-feira aos jornalistas o presidente da autarquia.

Fernando Ruas explicou que foi necessário perceber se o queijo estava devidamente acondicionado e selecionar aquele que poderia ser doado, já que há queijo fora da Comunidade Europeia que o único destino é a incineração.

Depois de validado pelos veterinários, as duas paletes foram entregues ao Banco Alimentar que já o distribuiu pelas instituições que estão protocoladas com a instituição.

“Ficamos muito felizes por conseguir aproveitar os queijos que seriam para destruir. E, no fundo, aquilo que fizemos tem muito a ver com o propósito do Banco Alimentar, lutar contra o desperdício alimentar”, disse ao Jornal do Centro a presidente, Fátima Ribeiro.

Segundo a responsável, “foi um processo muito rápido e que só foi possível pela colaboração que sempre existiu entre o Banco Alimentar e o município”.

“Os queijos chegaram no dia à noite e logo na manhã seguinte foi entregue. Estamos a falar de um produto que não está ao alcance de todos, são queijos que estavam em provas e que estão entre os melhores do mundo. Foi muito bom podermos dar estes exemplares às associações e famílias da região”, disse.

Fátima Ribeiro destacou ainda que este foi um “bombom” antes do arranque da campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar que vai para a rua nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

“Esta é uma campanha que tem sempre muita recetividade e esperamos que volte a conseguir reunir muitas toneladas. Na recolha teremos mais de 3500 voluntários espalhados pelo distrito”, acrescentou Fátima Ribeiro.

pub
 Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Uma tonelada de queijo do “World Cheese Awards” entregue ao Banco Alimentar de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar