Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os vereadores do Partido Socialista na Câmara de Viseu votaram contra a proposta que o executivo apresentou esta quinta-feira em reunião de Câmara sobre o projeto de execução do Centro de Artes e Espetáculos. Na ordem de trabalhos estava uma adenda de modificação ao contrato do projeto inicial para o aumento da capacidade do auditório interior para 1000 pessoas.
“Não se conhece o fundamento para o aumento da capacidade do auditório interior, numa adenda ao contrato que irá onerar o projeto em mais 64 mil euros e a eventual empreitada em cerca de dois milhões de euros”, apresentaram, como justificação, os vereadores do PS na sua declaração de voto.
A oposição disse não ser possível tomar uma decisão informada, “sem a certeza de que este é o equipamento que vai responder de forma efetiva às necessidades de infraestruturas que Viseu necessita e que os vereadores do PS reconhecem”.
Não sendo contra a realização de uma obra conducente à criação de um novo espaço de cultura digno para o concelho, estamos verdadeiramente contra um processo conduzido apenas pela vontade política do executivo e não por razões objectivas que fundamentem as opções preconizadas para o espaço”, acrescentam os vereadores que reconhecem que Viseu apresenta “lacunas” a nível de infraestruturas que possam acolher eventos culturais diversos.
O futuro Centro de Artes e Espetáculos de Viseu, que vai ser construído junto à rotunda cibernética, foi anunciado para ter 1.500 lugares, metade dos quais num auditório ao ar livre.
O projeto de concepção, que foi entregue ao gabinete Pitágoras em novembro de 2023 e com um prazo de conclusão de nove meses, representa um investimento de 650 mil euros.
Durante a campanha para as eleições autárquicas, Fernando Ruas – que já tinha sido presidente da Câmara entre 1989 e 2013 – prometeu retomar o projeto do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu, para o qual já havia um projeto de 2010 e que agora está a ser atualizado.
“É nossa ambição iniciar aquela obra, deixá-la irreversível”, para que os viseenses possam ter um espaço que seja complementar ao pavilhão Multiusos, que foi feito sobretudo para dar resposta ao período da Feira de São Mateus e a eventos desportivos, tem afirmado Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu.