Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Viseu assina geminação com cidade chinesa

Viseu assina geminação com cidade chinesa

pub
 Viseu assina geminação com cidade chinesa - Jornal do Centro
18.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu assina geminação com cidade chinesa - Jornal do Centro
18.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu assina geminação com cidade chinesa - Jornal do Centro

Viseu geminou pela primeira vez com uma cidade chinesa. A Câmara assinou ontem, quarta-feira (dia 17), com o município de Taiyuan uma carta de intenção para o estabelecimento de uma relação amigável entre ambas as cidades e que prevê “uma cooperação nas mais variadas áreas de governação municipal”.

O documento foi assinado pelos autarcas de Viseu, Fernando Ruas, e de Taiyuan, Zhang Xinwei. Segundo a autarquia viseense, o acordo prevê “o desenvolvimento de laços de amizade, entendimento e cooperação em áreas como a economia, o comércio, a ciência e tecnologia, a cultura, a educação, o desporto, a saúde e os recursos humanos, entre outras”.

“Esta é a primeira vez que o Município de Viseu inicia relações de geminação com uma cidade chinesa. Até à data, são 10 os protocolos assinados com cidades da Europa, África e América do Sul”, realçou a Câmara.

Fernando Ruas referiu que Viseu e Taiyuan partilham alguns pontos em comum como “uma identidade e história com mais de 2.500 anos, a preocupação crescente para com a sustentabilidade ambiental, uma cidade mais verde e amiga do ambiente, a aposta na educação e na inclusão na educação”.

“Mais do que uma carta de intenção, este é um compromisso para com as nossas populações, as gerações atuais e futuras, de trabalhamos conjuntamente para uma cooperação enriquecedora, de partilha de conhecimentos e boas práticas, para o planeamento e concretização de políticas e estratégias municipais de sucesso”, acrescentou o autarca de Viseu.

Já o homólogo de Taiyuan, Zhang Xinwei, sublinhou que Viseu tem “uma longa história e uma cultura esplêndida” e ainda “muitos pontos de convergência” com a cidade que lidera. Para este autarca chinês, o acordo assinado é “uma boa base para aprender uns com os outros e alcançar a prosperidade comum”.

“Esperamos sinceramente que a assinatura da carta de intenções seja uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação mutuamente benéfica, promover o desenvolvimento comum, dar as mãos, levar adiante o passado e seguir em frente, continuar a escrever um novo capítulo de trocas amistosas num novo ponto de partida e, em conjunto, fazer novos progressos no aprofundamento das relações entre a China e Portugal”, disse Zhang Xinwei.

Atualmente, Viseu está geminada com São Filipe (Cabo Verde), Lublin (Polónia), Marly-Le-Roi (França), Arezzo (Itália), Haskovo (Bulgária), Cantagalo (São Tomé e Príncipe), Rio de Janeiro (Brasil), Campinas (Brasil), Matola (Moçambique) e Abidjan (Costa do Marfim). A Câmara planeia também avançar com uma geminação com a cidade de Elvas.

pub
 Viseu assina geminação com cidade chinesa - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu assina geminação com cidade chinesa - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar