Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A cerimónia de apresentação da 82ª Volta a Portugal decorreu esta sexta-feira (23 de julho), nas redes sociais da organização da competição. Neste evento foram apresentados os percursos da prova, bem como as equipas que vão competir.
Depois da edição do ano passado ter sido encurtada devido à pandemia da Covid-19, a prova deste ano vai ser dividida por um prólogo e 10 etapas, que vão ligar Lisboa a Viseu com um traçado de 1568 quilómetros.
A cidade de Viriato volta a receber, pela sétima vez, o final da competição com o tradicional contrarrelógio repleto de rotundas num total de 20,3 quilómetros, com fim previsto na Avenida da Europa.
Na cerimónia de apresentação, Joaquim Gomes, diretor da prova, afirmou que “Viseu é, pelo menos desde 2003, um dos mais importantes municípios da competição”.
Relativamente às características da etapa “o contrarrelógio surge perante uma Volta manifestamente difícil, tendo como percurso de véspera uma chegada à Senhora da Graça (Vila Real) onde, provavelmente, todos os candidatos vão ser obrigados a colocar toda a carne no assador”, apostando tudo nessa fase complicada da prova.
Também Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, teve presente na cerimónia de apresentação, onde salientou que é “com muito orgulho e entusiasmo que a cidade volta a receber a etapa final da Volta a Portugal”.
A autarca destacou o facto de o concelho ter “uma relação de grande proximidade com esta competição, considerada a prova rainha do ciclismo português, que foi, ao longo dos anos, determinante para dar a conhecer um Portugal algumas vezes esquecido”.
“A Volta a Portugal é um verdadeiro postal ilustrado do nosso país, mas especialmente do interior que celebra efusivamente a passagem dos ciclistas”, reforçou.
Na cerimónia de apresentação da prova para além de Joaquim Gomes e Conceição Azevedo, também marcaram presença os autarcas dos territórios envolventes que destacaram o papel da competição na população local.
Com a apresentação da prova ficou confirmada a presença da equipa de ciclismo da Movistar.
Em declarações ao Jornal do Centro, Nuno Bico, antigo ciclista da formação espanhola, afirmou que “este ano e o ano passado foram anos um bocadinho extraordinários, que levaram a uma reconversão dos calendários de muitas equipas”.
“A Volta a Portugal soube explorar bem essa falência. A prova tem todo o interesse e a Movistar também tem que ter uma contrapartida interessante”, salientou.
A Tavfer Measindot Mortágua, a W52-FC Porto e a Efapel são os destaques nacionais que vão marcar presença na edição deste ano.
Para além da Movistar, a Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel Euskadi, Burgos BH, Kern Farma, Rally Cycling, Israel Academy, Vini Zabu, Bingoal e Swift Carbon também viajam do estrangeiro para competir na prova.
Viseu volta a receber o final da Volta a Portugal, prova que tem início agendado para o dia 4 de agosto em Lisboa. A última etapa vai decorrer no dia 15, num contrarrelógio de 20,3 quilómetros, com fim previsto na Avenida da Europa, em terras de Viriato.