foto 2
apav vitima violenciajpg
joana gomes martins
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Viseu: Governo aprova concurso público para carreira aérea

Viseu: Governo aprova concurso público para carreira aérea

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
02.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
02.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: Governo aprova concurso público para carreira aérea

O Governo vai avançar com um novo concurso público internacional para a concessão da carreira aérea que passa por Viseu. O executivo de António Costa, atualmente em gestão, aprovou na quinta-feira (1 de fevereiro) em Conselho de Ministros a autorização de despesa para o lançamento do procedimento concursal.

Numa nota citada pelo Jornal de Notícias, a secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional adiantou que o Governo está a trabalhar no sentido de acautelar que a ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão “não seja interrompida”. O contrato com a atual concessionária SevenAir termina no próximo dia 28 de fevereiro.

A tutela acrescenta que os “procedimentos necessários para o procedimento concursal” já estão em fase de conclusão e que o concurso deverá ser publicado no Jornal Oficial da União Europeia, “por forma a assegurar a exequibilidade e eficácia das obrigações de serviço público fixadas, podendo, para o efeito, candidatar-se qualquer transportadora aérea da União Europeia”.

No mesmo comunicado, a secretaria de Estado explica que a carreira aérea “é um fator de desenvolvimento económico e social, que promove a coesão territorial ao permitir a aproximação das populações aos principais centros de negócio, de ensino e de lazer”.

A tutela salienta ainda que o Governo “está por isso empenhado em manter esta ligação, tendo incumbido, em junho de 2023, a Autoridade Nacional da Aviação Civil de apresentar uma proposta para o lançamento do novo procedimento e tendo ouvido os municípios envolvidos na rota atual e a atual concessionária”.

No final de dezembro, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse Câmara de Viseu estranha falta de concurso para carreira aérea do Interior para a ligação aérea que arrancou em 2015 e ironizou que este era “mais um contributo para a coesão” no interior.

O autarca também disse na altura que, se a Câmara de Viseu “pudesse comprar um ou dois helicópteros, fazia-o, se a Câmara pudesse promover um concurso a expensas [suas], também o fazia, para que houvesse ligações aéreas”.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar