academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Diário » Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

São dois os santuários aprovados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
23.04.25
fotografia: Parque Biológico de Gaia
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
23.04.25
Fotografia: Parque Biológico de Gaia
pub
 Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

O distrito de Viseu vai ter dois santuários para Aves, anunciou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que está a dotar Portugal de um a rede para a proteção da biodiversidade a nível nacional.

Lançada em novembro de 2024, esta iniciativa da SPEA foi concebida para envolver diretamente os cidadãos na conservação da Natureza, através da criação de uma rede de áreas privadas onde as aves possam alimentar-se, descansar e reproduzir-se em segurança. O objetivo inicial, segundo a associação, era criar entre 5 e 10 santuários no primeiro ano. Cinco meses volvidos, o projeto recebeu mais de 90 candidaturas e já foram selecionadas 76 propriedades com elevado potencial ecológico.

A SPEA assegurou o financiamento necessário para o primeiro ano de trabalho em 46 dessas propriedades. As restantes 30 aguardam agora o apoio financeiro necessário para poderem integrar a rede.

Viseu, com dois santuários já confirmados, junta-se assim a distritos como Beja, Évora, Setúbal e Santarém na linha da frente de uma rede que se estende por todo o país, incluindo os Açores. “É muito encorajador ver este interesse na Rede Nacional de Santuários para Aves, que superou largamente as nossas expectativas”, afirma Rui Borralho, diretor executivo da SPEA. “Mas também nos traz responsabilidade acrescida, porque temos ainda 30 santuários prontos a integrar a rede, mas sem financiamento garantido.”

No terreno, os trabalhos de campo já começaram, com os técnicos da SPEA a realizarem contagens de aves diurnas e noturnas para estabelecer uma linha de base para a biodiversidade de cada área. Com esses dados, serão definidos planos de gestão adaptados, em colaboração com os proprietários. No outono de 2025, haverá nova ronda de contagens para acompanhar a chegada de espécies migradoras. A monitorização continuará em 2026 para avaliar o impacto das medidas de proteção implementadas.

“A Rede não substitui as políticas públicas que são necessárias, mas mostra que há vontade de agir já. E que os portugueses se preocupam com a Natureza e querem protegê-la”, sublinha Rui Borralho.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar