Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

São dois os santuários aprovados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
23.04.25
fotografia: Parque Biológico de Gaia
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
23.04.25
Fotografia: Parque Biológico de Gaia
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Viseu integra Rede Nacional de Santuários para Aves

O distrito de Viseu vai ter dois santuários para Aves, anunciou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que está a dotar Portugal de um a rede para a proteção da biodiversidade a nível nacional.

Lançada em novembro de 2024, esta iniciativa da SPEA foi concebida para envolver diretamente os cidadãos na conservação da Natureza, através da criação de uma rede de áreas privadas onde as aves possam alimentar-se, descansar e reproduzir-se em segurança. O objetivo inicial, segundo a associação, era criar entre 5 e 10 santuários no primeiro ano. Cinco meses volvidos, o projeto recebeu mais de 90 candidaturas e já foram selecionadas 76 propriedades com elevado potencial ecológico.

A SPEA assegurou o financiamento necessário para o primeiro ano de trabalho em 46 dessas propriedades. As restantes 30 aguardam agora o apoio financeiro necessário para poderem integrar a rede.

Viseu, com dois santuários já confirmados, junta-se assim a distritos como Beja, Évora, Setúbal e Santarém na linha da frente de uma rede que se estende por todo o país, incluindo os Açores. “É muito encorajador ver este interesse na Rede Nacional de Santuários para Aves, que superou largamente as nossas expectativas”, afirma Rui Borralho, diretor executivo da SPEA. “Mas também nos traz responsabilidade acrescida, porque temos ainda 30 santuários prontos a integrar a rede, mas sem financiamento garantido.”

No terreno, os trabalhos de campo já começaram, com os técnicos da SPEA a realizarem contagens de aves diurnas e noturnas para estabelecer uma linha de base para a biodiversidade de cada área. Com esses dados, serão definidos planos de gestão adaptados, em colaboração com os proprietários. No outono de 2025, haverá nova ronda de contagens para acompanhar a chegada de espécies migradoras. A monitorização continuará em 2026 para avaliar o impacto das medidas de proteção implementadas.

“A Rede não substitui as políticas públicas que são necessárias, mas mostra que há vontade de agir já. E que os portugueses se preocupam com a Natureza e querem protegê-la”, sublinha Rui Borralho.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar