hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
viseu rockfest_miguel guerra photos
foto_newsmotorsport_GRD1
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Viseu não quer transferência de competências na Saúde

Viseu não quer transferência de competências na Saúde

pub
 Viseu não quer transferência de competências na Saúde - Jornal do Centro
18.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu não quer transferência de competências na Saúde - Jornal do Centro
18.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu não quer transferência de competências na Saúde - Jornal do Centro

O executivo da Câmara de Viseu rejeitou a transferência de competências na área da saúde, na reunião de quinta-feira (18 de março). A proposta foi rejeitada com o voto contra da maioria camarária.

O presidente Fernando Ruas lamenta que o Estado “imponha às autarquias competências para as quais não estão preparadas”.

O autarca também defende que o processo deve ser “negociado, mediante as vontades, as características e necessidades de cada autarquia, para que a assunção de competências possa ser bem-sucedida e a transição possa ser o mais suave possível, não prejudicando as autarquias, os serviços, profissionais e comunidade”.

Após a reunião camarária, a Administração Regional da Saúde do Centro informou a autarquia que estava a atualizar a minuta do auto de transferência de competências para os valores de encargos suportados este ano. O executivo de Fernando Ruas entende que o envelope financeiro para as autarquias “era, de facto, insuficiente face às responsabilidades a assumir”.

Segundo a Câmara, apenas pouco mais de 50 câmaras municipais no país aceitaram voluntariamente a transferência de competências na saúde, que é obrigatória Municípios assumem, com ou sem vontade, competências a 01 de abril.

Recentemente, o Governo reuniu-se com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para tentar encontrar respostas aos desafios que as autarquias enfrentam nesta matéria.

Viseu quer bairros comerciais digitais

Ainda na reunião da Câmara, o executivo aprovou um acordo de consórcio para a apresentação de uma candidatura ao projeto “Bairros Comerciais Digitais”, juntamente com a Associação Comercial de Viseu e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O programa é uma das medidas de apoio vocacionada para o setor do comércio e serviços, integradas no Plano de Recuperação e Resiliência, com um investimento previsto de 52,5 milhões de euros. O montante será aplicado na criação de 50 bairros digitais dedicados ao comércio.

Segundo uma nota da Câmara, os “Bairros Comerciais Digitais” servem como “uma medida catalisadora do crescimento económico”, privilegiando a proximidade e a coesão territorial, além da digitalização das lojas e da promoção do comércio online.

Marchas populares regressam em junho

Também na reunião camarária, foram aprovadas as normas de participação do Desfile das Marchas dos Santos Populares, que regressam à cidade em junho depois da pandemia da Covid-19. As inscrições estarão abertas entre 4 de abril e 6 de maio.

Segundo o município viseense, as marchas podem contar com a participação de escolas, associações, coletividades e instituições nas categorias das marchas infantis, juvenis e seniores.

“Cada marcha participante receberá um prémio de participação ou presença de 3.750 euros para a preparação da marcha e acompanhamento musical, sendo que os grupos marchantes concorrem por vários prémios, entre eles o de Melhor Coreografia/Interpretação ou Melhor Traje”, refere o comunicado da Câmara.

pub
 Viseu não quer transferência de competências na Saúde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu não quer transferência de competências na Saúde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar