Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os municípios de Viseu, Nelas e São Pedro do Sul voltam a ser distinguidos esta quinta-feira (25 de novembro) Há três autarquias no distrito que são “familiarmente responsáveis”.
As três autarquias vão receber uma nova bandeira do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Esta já não é a primeira vez que os municípios são atribuídos com esta distinção.
Isabel Paula Santos, coordenadora do Observatório, diz que Viseu já recebia o prémio “há seis anos por apresentar medidas dirigidas às famílias que são extremamente interessantes”.
“Já Nelas recebe o prémio há três anos, enquanto São Pedro do Sul começou a participar no nosso inquérito há menos tempo e é distinguido há dois anos”, acrescenta.
A iniciativa já decorre na sua 13.ª edição. Ao todo, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis vai distinguir 84 municípios do país relativamente a 2020.
Isabel Paula Santos revela que são várias as medidas analisadas e que resultam na atribuição da bandeira.
“Fazemos uma avaliação transversal em diversas áreas. Avaliamos, por um lado, as medidas dirigidas às famílias munícipes e, do outro lado, temos uma área em que avaliamos as medidas que são para os colaboradores da autarquia”, explica.
Segundo a coordenadora deste projeto, são avaliadas medidas em áreas mais concretas como “o apoio à maternidade e paternidade, as famílias com necessidades especiais, os serviços básicos, o transporte, a habitação, a educação e por aí fora”.
Isabel Paula Santos acrescenta que Viseu, Nelas e São Pedro do Sul são distinguidos “porque têm os melhores conjuntos de medidas dentro do distrito” viseense.
A cerimónia de atribuição vai decorrer em Coimbra, na tarde de quinta-feira, no auditório da Fundação FEFAL.