apanha_do_sabugueiro_tarouca-14
sandra chega tondela
psd
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
sandra chega tondela
dia_no_rossio-3
manuel rocha chega castro daire
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI

Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI

pub
 Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI - Jornal do Centro
27.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI - Jornal do Centro
27.06.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI - Jornal do Centro

A Assembleia Municipal de Viseu debateu, esta segunda-feira (27 de junho), o futuro da inovação tecnológica na cidade e do centro Vissaium XXI, depois de a IBM – presente na cidade – ter anunciado a instalação de um centro de inovação em Vila Real.

Na sessão desta manhã, o membro socialista da Assembleia, José Pedro Gomes, questionou o presidente da Câmara sobre que futuro quer dar à Vissaium XXI. O ex-vereador na Câmara diz que não tem ouvido nada sobre a inovação tecnológica do executivo de Fernando Ruas nos últimos meses.

“A IBM vai alargar a sua atividade ligada à inovação não em Viseu, mas em Vila Real, dedicando-se a áreas como as cidades inteligentes e a inteligência artificial e podendo criar até 300 postos de trabalho em três anos. Nos últimos anos, ouvimos falar muito destas matérias em Viseu. Não se concretizou tudo como era desejável, nem da melhor forma, mas todos concordamos que a ideia e a estratégia estavam lá. Agora, temos muitas dúvidas”, disse.

José Pedro Gomes manifestou ainda preocupação sobre o futuro do centro Vissaium XXI, localizado na Universidade Católica, e questionou o executivo de Fernando Ruas sobre as ideias que defende para a tecnologia em Viseu.

“Duvido que esta Assembleia saiba o que se pretende fazer lá (Vissaium XXI) e o que vai acontecer com este centro de incubação tecnológica. É apenas um exemplo, mas, no fundo, o que pretendíamos saber era qual será o caminho de Viseu nesta área e por onde quer ir este executivo”, questionou.

Em resposta, Fernando Ruas disse que a Câmara de Viseu não tem nenhuma ligação à Vissaium XXI. Sobre a ida da IBM para Vila Real, o autarca lembrou que já outros organismos não se fixaram em Viseu.

“Se uma empresa privada que conhecemos foi para Vila Real, então vai para lá a Velocidade Furiosa. Também foi para lá a universidade e a faculdade de medicina foi para Covilhã. Foram os senhores (PS) que mandaram”, disse num tom relativamente irónico acrescentando que a IBM “tem a particularidade de nós estarmos a pagar as instalações” em Viseu.

Apesar da falta de ligação à Vissaium XXI, Fernando Ruas garantiu que o centro já tem uma “solução futura”, combinada entre a autarquia e a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Essa solução passa por albergar a Vissaium XXI numa “central de incubadoras, juntando-se às incubadoras existentes, numa unidade intermunicipal”.

pub
 Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu: PS questiona futuro da Vissaium XXI - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar