A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A Associação Juvenil Viver Viseu (AJVV) realiza a tomada de posse da sua primeira direção este sábado, dia 19 de outubro, pelas 16h00, no Anfiteatro 3 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Este momento marca o início formal das atividades de uma nova entidade que pretende representar os jovens do concelho e incentivar a sua participação ativa em várias áreas sociais.
Luís Cabral, presidente da direção da AJVV, explica que a associação nasceu de uma iniciativa partilhada entre um grupo de jovens que identificou a necessidade de criar mais oportunidades de dinamização juvenil na cidade. “A Associação surgiu de uma ideia comum entre um grupo de jovens. Viseu precisa de mais iniciativas de dinamização, sobretudo na nossa faixa etária”, afirmou, sublinhando que a cidade tem perdido terreno em relação a outras localidades no que toca à criação de oportunidades para os mais jovens.
A AJVV pretende atuar em áreas como a educação, cultura, desporto, saúde mental e defesa dos direitos humanos, com o objetivo de tornar a juventude mais ativa e informada. “Os jovens precisam de estar motivados, precisam de ser ativos na vida pública, na vida de lazer, em vários domínios”, destacou Luís Cabral.
A associação, que conta atualmente com 17 membros fundadores, tem como ambição aumentar o número de associados para dar mais força às suas iniciativas. “Estamos a pensar em aumentar para o número de associados, porque só juntos e com cada vez mais massa humana é que conseguimos levar as nossas iniciativas à frente”, acrescentou o presidente.
Entre os objetivos da AJVV, está também a retenção dos jovens no concelho, evitando que estes migrem para as grandes cidades em busca de melhores condições. “Sentimos que estamos um pouco a perder a nossa ‘mão de obra’ para as grandes cidades, onde há mais iniciativas de trabalho, onde há melhores salários, onde há maior desenvolvimento”, observou Luís Cabral. No entanto, a nova associação quer “fomentar nos jovens um maior gosto pelo concelho de Viseu” e incentivar a sua ligação à cidade natal.
O plano de atividades da associação será votado brevemente, mas a AJVV já adiantou que planeia estabelecer parcerias com escolas e outras entidades para desenvolver projetos em várias áreas que permitam aos jovens de Viseu viver uma vida mais ativa e realizada.
A direção da AJVV é composta por Luís Tiago Trindade Cabral como presidente, Fábio Lopes como presidente da mesa, e João Abrantes como presidente do conselho fiscal.