Taça de Portugal Académico de Viseu vs Gil Vicente
Tony-Carreirajpg
jovens profitecla
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
Home » Notícias » Concelho » Lamego » “Visitas em Rede” no Museu de Lamego

“Visitas em Rede” no Museu de Lamego

Programa teve início em outubro e visa aproximar os profissionais de museus de todo o país

 “Visitas em Rede” no Museu de Lamego
30.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Visitas em Rede” no Museu de Lamego
30.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Visitas em Rede” no Museu de Lamego

O Museu de Lamego será a próxima paragem do programa “Visitas em Rede”, que teve início em outubro e visa aproximar os profissionais de museus de todo o país. 

No dia 23 de abril, haverá uma visita à exposição “Não visitem a sala colonial”, que será um “pretexto para uma reflexão sobre a missão dos museus na atualidade e principais desafios”.

 A exibição é o resultado de um projeto desenvolvido em colaboração com a artista Catarina Simão, que quis explorar, com uma abordagem crítica, a herança colonial na memória coletiva. 

A ideia do projeto partiu de uma pesquisa da Escola Secundária de Latino Coelho pela “Sala Colonial”, um espaço criado durante o Estado Novo com o propósito de homenagear o Império Português em África. Esta sala, guardava objetos coloniais como publicações da época, artefactos africanos, fotografias e publicações da altura, um conjunto de elementos que resultavam como propaganda para uma imagem imperialista e glorificada da presença colonial portuguesa.  

A exposição “Não Visitem a Sala Colonial” apresenta uma reflexão sobre as práticas de custódia e o papel dos museus e escolas na preservação e interpretação dos arquivos históricos. Neste sentido, a exposição oferece ao público a oportunidade de uma experiência de memória crítica, com ações educativas que procuram mostrar o que se passou no passado. 

O programa inclui também uma visita ao museu daquela cidade do distrito de Viseu e um debate antecipado pelo visionamento da curta-metragem Sala Colonial.

pub
 “Visitas em Rede” no Museu de Lamego

Outras notícias

pub
 “Visitas em Rede” no Museu de Lamego

Notícias relacionadas

Procurar