No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
É na capital francesa que o atleta paralímpico Marco Meneses, nadador de ‘O Crasto’ e da seleção nacional compete por estes dias. Marco está focado nas World Para Swimming Series em Paris já com foco no Campeonato do Mundo, que decorre em Singapura, de 20 a 27 de setembro deste ano. Depois de um período de paragem competitiva a seguir aos Jogos Paralímpicos, o nadador compete entre alguns dos melhores do mundo numa prova que tem vários calendários ao longo do ano. Agora é em Paris.
“Esta prova acaba por ajudar para avaliar em competição o trabalho que fizemos desde outubro até agora. Perceberemos em que situação está em termos de preparação”, explica ao Jornal do Centro o treinador de Marco Meneses.
Armando Costa explica que a opção por Paris deveu-se ao calendário. “Era a que, em termos temporais, nos favorecia mais e dava para analisar o estado de preparação para a prova principal”, justifica. O técnico lembra que até ao momento, e antes de Paris, “Marco Meneses competiu ainda fora de forma em duas ou três provas em Portugal”. Na capital de França, garante o treinador, o atleta está “numa forma razoável”. “Hoje já competiu e aproximou-se muito do seu melhor tempo. E irá competir na final dos 100 Livres”, assinala Armando Costa.
Os treinos foram-se intensificando de outubro para cá até que nesta altura Marco Meneses segue uma rotina de dez treinos semanais, que conjuga com treinos de ginásio.