Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
Os Canta Bahia são a mais recente confirmação da Feira de São Mateus, em Viseu. Os ritmos do Brasil sobem ao palco no dia 6 de setembro, naquela que é a 633ª edição do evento.
O “Morango do Nordeste” está a caminho de Viseu e a organização pede preparação para “dançar até não poder, com os ritmos quentes do Brasil e os grandes êxitos que marcaram gerações”.
Entre os temas mais conhecidos do grupo estão “Morango do Nordeste”, “Remador”, “Paixão e Loucura” e “A Dor Desse Amor”.
A Feira de São Mateus começa a 7 de agosto e termina a 21 de setembro, dia de feriado municipal em Viseu.
No mês de agosto, o cartaz é composto por Matias Damásio (dia 8), Dillaz (9), GNR (11), Calema (12), o nome internacional da 633ª edição – Lukas Graham (14), Para Sempre Marco (15), Fernando Daniel (16), Nininho Vaz Maia (19), Bárbara Tinoco (22), Miguel Araújo (23), Carolina de Deus (26) e Gipsy Kings by André Reyes (30).
Ainda em agosto, a dia 29, acontece a segunda edição do mais recente festival Mateus Fest, que integra a programação da feira. Nesse dia, o aguardado artista brasileiro Matuê sobe ao palco, além de Van Zee, ProfJam e Lon3r Johny.
Para setembro, a organização apresenta nomes como Joana Almeirante e Nena (dia 2), Mariza (5), Canta Bahia (6), Taxi (9), Fingertips (12), Bispo (13), João Só (16), Padre Guilherme (19), e Rita Guerra (20).
A apresentação da Feira aconteceu a 13 de junho e esteve a cargo de Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, e de Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora.
O autarca viseense destacou a evolução da Feira e a sua importância para a cidade e para a região Centro, com destaque para a sua capacidade de inovação sem perder de vista as tradições.
Já Pedro Alves sublinhou que o mote deste ano, “Viseu, a cidade para se ser feliz”, reflete-se na diversidade da oferta cultural, desportiva e gastronómica do certame. Entre as novidades desta edição estão a nova Praça da Alimentação e a renovação do espaço dedicado às tradicionais enguias, uma das iguarias mais procuradas.
A programação desportiva vai contar com cerca de 60 atividades, com destaque para a 42ª Meia Maratona Carlos Lopes (20 de setembro), a 4ª Maratona de Cycling, o 2º Passeio BTT, o 4º Torneio de Padel e a estreia de um Torneio de Artes Marciais.
Na área da sustentabilidade, a Feira de São Mateus, pioneira nesta matéria em Portugal, continua a dar o exemplo. Este ano, vão ser apresentados dois murais alusivos à sustentabilidade, criados por alunos de escolas de Viseu, e a instalação de uma Rota da Consciência Ambiental, com informação acessível sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além da música, da gastronomia e do desporto, não vão faltar as habituais diversões, iniciativas para crianças, momentos de dança e propostas dedicadas à saúde e bem-estar, num evento que promete, mais uma vez, atrair milhares de visitantes, emigrantes e turistas a Viseu.
O grupo musical brasileiro Canta Bahia sobe ao palco da 633ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu, a 6 de setembro.