Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A região de Viseu regista, esta quarta-feira, 9 de julho, temperaturas elevadas, com máximas acima dos 30 graus em todos os concelhos. Para amanhã, quinta-feira, está prevista uma descida generalizada dos valores, tanto nas máximas como nas mínimas.
O concelho de Tabuaço é o que regista a temperatura mais alta do dia, com 38 graus de máxima e 20 de mínima. Seguem-se Armamar com 37ºC e Moimenta da Beira com 36ºC. Também acima dos 34 graus estão Lamego (35ºC), Tarouca (35ºC), São João da Pesqueira (34ºC), São Pedro do Sul (34ºC) e Vouzela (34ºC).
Com 33 graus de máxima estão Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, Sátão, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.
Nos 32 graus encontram-se Cinfães, Oliveira de Frades, Tondela e a cidade de Viseu.
As mínimas variam entre os 16 e os 20 graus, sendo Armamar, Tabuaço e Lamego os concelhos com as noites mais quentes. As mínimas mais baixas registam-se em Oliveira de Frades, Moimenta da Beira e Santa Comba Dão, todas abaixo dos 17 graus.
Amanhã, quinta-feira, prevê-se uma descida generalizada das temperaturas na região. As máximas vão variar entre os 27ºC (Cinfães e Oliveira de Frades) e os 35ºC (Tabuaço), com valores mais baixos também em Viseu (28ºC), Carregal do Sal (28ºC), Mortágua (28ºC), Santa Comba Dão (28ºC) e Resende (28ºC).
As mínimas descem igualmente, com destaque para Santa Comba Dão (13ºC), Tondela (14ºC), Penalva do Castelo (14ºC) e Oliveira de Frades (14ºC).
Seis concelhos da região estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio rural: Viseu, Carregal do Sal, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Tabuaço e Vouzela.
Os restantes concelhos do distrito estão todos classificados com risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio rural deverá manter-se elevado em várias regiões do país até sexta-feira. Este nível de risco é calculado com base na temperatura do ar, humidade relativa, vento e precipitação nas últimas 24 horas.
No total, mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio rural.