fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Moimenta da Beira » Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso

Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso

Iniciativa alia inteligência artificial, QR Codes e conteúdos multimédia para promover a história local

 Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso - Jornal do Centro
24.07.25
fotografia: Paróquia do Sarzedo
partilhar
 Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso - Jornal do Centro
24.07.25
Fotografia: Paróquia do Sarzedo
pub
 Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso - Jornal do Centro

A Paróquia do Sarzedo, no concelho de Moimenta da Beira, vai inaugurar no próximo domingo, dia 27 de julho, pelas 14h00, um projeto digital e interativo que pretende valorizar o património religioso e cultural da freguesia. 

A cerimónia tem lugar na Igreja Matriz do Sarzedo e vai contar com a presença de diversas personalidades dos setores político, académico, religioso e tecnológico.

Segundo a organização trata-se de “um evento inédito em Portugal rural: um projeto digital e interativo que alia inteligência artificial, QR Codes e conteúdos multimédia à valorização do património religioso e cultural local”.

A plataforma digital desenvolvida no âmbito do projeto já se encontra acessível. Nela, os utilizadores podem aceder a conteúdos em português e inglês, incluindo descrições áudio e vídeo, fotografias de arquivo e um chatbot com inteligência artificial que orienta os visitantes na descoberta de locais como a Igreja Matriz, capelas, figuras religiosas e outros espaços históricos da freguesia.

A iniciativa resulta de mais de vinte anos de trabalho da comunidade local, da Comissão Fabriqueira e de outros parceiros. “Trata-se do culminar de mais de duas décadas de investimento da comunidade e da Comissão Fabriqueira local, com mais de meio milhão de euros investidos através de fundos próprios, angariações populares e apoio institucional”, refere a Paróquia.

Durante a cerimónia, está prevista a intervenção de várias figuras, entre as quais o Pároco da freguesia, Padre Vítor Carreira, o Bispo de Lamego, D. António Couto, o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, e o Eng. José Rui Gomes, Coordenador do Projeto e investigador da Universidade do Minho.

A sessão inclui ainda uma bênção de abertura, apresentações institucionais e académicas, uma explicação técnica do projeto digital, o descerramento de uma lápide comemorativa e, no final, a celebração do Crisma. O evento termina com um momento de convívio.

A Paróquia sublinha que o projeto “representa também uma homenagem simbólica ao trabalho voluntário, intergeracional e coletivo que tem marcado esta freguesia beirã”.

O projeto digital é inaugurado este domingo, 27 de julho, pelas 14h00, na Igreja Matriz do Sarzedo, em Moimenta da Beira.

pub
 Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Paróquia do Sarzedo (Moimenta da Beira) digitaliza património religioso - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar