joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Lifestyle » A importância do sono

A importância do sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo

Enfermeira Paula Silva Ferreira
 A importância do sono
30.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 A importância do sono
30.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 A importância do sono

O sono assume uma importância vital na vida de todos nós, sendo uma necessidade fisiológica do ser humano e fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ter uma boa noite de sono é essencial para manter uma boa saúde e contribuir para o bem-estar.

Numa sociedade que funciona a um ritmo alucinante, 24h por dia, 365 dias por ano, dormir é frequentemente considerado uma atividade supérflua.

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. O sono deve ser de boa qualidade, reparador, com a duração e eficiência suficiente para que o indivíduo se consiga sentir repousado e com energia para desempenhar as suas atividades durante o dia.

Apesar de não existir um número de horas específico de sono para cada idade, existe um consenso quanto ao tempo de sono para o indivíduo, nos diferentes grupos etários. É aconselhável que:

• um recém-nascido durma 18 horas por dia;

• uma criança durma 9 a 10 horas por dia;

• um adolescente durma 9 horas por dia;

• um adulto durma 7 a 8 horas por dia;

• um idoso durma 6 horas por dia.

A qualidade do sono pode ser influenciada por fatores genéticos, ambientais, psicológicos e culturais. No entanto, para termos uma boa noite de sono necessitamos de adquirir comportamentos e rotinas que nos permitam aumentar a qualidade do sono, tais como:

– Regularidade na hora de deitar e levantar, ou seja, deitar e levantar mais ou menos à mesma hora;-  Criar ambiente favorável ao sono (temperatura, luz, silêncio);

– Evitar aparelhos eletrónicos antes de dormir (por ex. telemóveis);

– Evitar bebidas estimulantes antes de dormir.

A falta de sono pode levar ao aparecimento de ansiedade, irritabilidade, diminuição da capacidade intelectual, perda de memória e de reflexos e em casos extremos podem ocorrer situações mais graves, como a depressão.

O sono promove uma melhor produtividade, concentração, maior capacidade física e intelectual, diminuí os riscos de doenças do coração, previne a depressão e reforça o bem-estar geral. Uma noite de sono com qualidade é fundamental para manter um corpo saudável e assume um papel preventivo no aparecimento dos distúrbios do sono.

Por todas estas razões é fundamental ter rotinas saudáveis de sono.

Enfermeira Paula Silva Ferreira

pub
 A importância do sono

Outras notícias

pub
 A importância do sono

Notícias relacionadas

Procurar