diogo-rocha-chef-vinhos_web
quiz app
Palácio do Gelo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
diogo-rocha-chef-vinhos_web
foto
miss teen
Home » Notícias » Lifestyle » “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu

“Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu

O evento adota o nome do livro “Chefs Sem Reservas”, do jornalista Nelson Marques que neste quarto livro conta com o Chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos - Viseu) como um dos protagonistas

 “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu - Jornal do Centro
22.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu - Jornal do Centro
22.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu - Jornal do Centro

O lado humano dos chefs, com os seus percursos pessoais e fracassos, é retratado na reedição do livro “Chefs sem Reservas”, que junta cinco novos cozinheiros aos 10 da edição original e que é apresentado na próxima sexta-feira, no Mercado 2 de Maio, em Viseu. Trata-se de uma iniciativa que integra o evento “Chefs Sem Reservas” e que decorre naquele espaço até domingo, 28 de setembro.

O evento adota o nome do livro “Chefs Sem Reservas”, do jornalista Nelson Marques “o autor que cozinha a história da vida dos chefs”, que neste quarto livro conta com o Chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Viseu) como um dos protagonistas, ao lado de mais quinze estrelas da alta-cozinha portuguesa e internacional, como por exemplo José Avillez, Vítor Sobral, Anthony Bourdain e Massimo Bottura.

A ideia é humanizar estas personalidades, mostrar que hoje estão numa posição de privilégio, mas todos têm preocupações mundanas e passaram por muito para lá chegar. Afinal, conhecemos muito pouco sobre eles, além do que vemos nas televisões ou jornais”, afirmou o autor, sobre o livro “Chefs Sem Reservas: edição revista e aumentada”.

Neste livro, os chefs “despem a jaleca”, resumiu Nelson Marques.

Os textos sobre cada chef, escritos na primeira pessoa, refletem conversas demoradas, nas quais o consultor e curador gastronómico leva os entrevistados numa “viagem no tempo até à memória mais antiga” para conhecer as histórias pessoais de cada personalidade. 

“Só no final do livro percebi que havia fio condutor: todos fracassaram rotundamente nos seus percursos”, relatou o escritor, que constatou que a superação passa pela “força, que tem de ser inquebrável”, e pelo apoio de outras pessoas, “que lhes deram a mão”. 

Mais que uma reedição do primeiro livro, lançado em 2019, a nova versão é atualizada com a entrada de cinco novos chefs: quatro portugueses que comandam restaurantes distinguidos com a estrela Michelin – Rui Silvestre (Fifty Seconds, Lisboa), Diogo Rocha (Mesa de Lemos, Viseu), Rodrigo Castelo (Ó Balcão, Santarém) e José Lopes (Bon Bon, Lagoa), além da brasileira Janaína Torres, considerada no ano passado a melhor chef mulher do mundo, pela lista World’s 50 Best.

Neste livro, da coleção “Chefs Sem Reservas”, que conta com três volumes, Nelson Marques pretendeu “corrigir uma ‘falha’” da primeira edição, que não tinha nenhuma mulher.

Além disso, a nova edição reflete a evolução do panorama da alta cozinha portuguesa.

“Estamos a viver a idade do ouro da alta gastronomia portuguesa”, sustentou o também antigo jornalista, que trabalhou no Expresso e no Público e publicou artigos em jornais internacionais, como o The Guardian e o El Mundo.

Com os novos chefs que surgem nesta nova edição, o autor proporciona também uma viagem a outras geografias.

“As conversas com os chefs acabam também por refletir as gastronomias dos territórios de onde eles são originais”, referiu. 

Além da apresentação do livro, há vários momentos que vão “habitar” o Mercado 2 de Maio durante os três dias. Sob o lema “Sustentabilidade à mesa no fim de semana do Dia Mundial do Turismo”, o evento propõe iniciativas dedicados à gastronomia, ao turismo e à cultura com um programa diversificado que coloca em destaque receitas sustentáveis criadas por chefs conceituados da região. Ao longo do fim de semana, o público poderá participar e assistir a showcookingsworkshops, conversas, concertos e DJ sets, sempre com a sustentabilidade como tema central.

Nesse fim de semana, juntam-se nomes de referência no panorama gastronómico, como o Chef Luís Almeida, do Palace Restaurante, o Chef Daniel Soares, do Home Sushi & Asian Food Viseu, o Chef Hugo Marques, do 100 Papas na Língua, o Chef Nelson Rangel, do Restaurante Quinta do Galo, e a Chef Carolina Oliveira, do Restaurante Quinta de Marzovelos.

O evento “Chefs Sem Reservas” conta com o apoio de vários parceiros e patrocinadores, entre os quais a NOTCH Home Design, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que terá um balcão permanente de promoção da Rota do Dão, a AHRESP Academia – Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal, a Plataforma Nacional do Pão, a Surdisol – União de Apoio ao Surdo e Populações Especiais e a Viseu Marca.

pub
 “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Chefs Sem Reservas” coloca a sustentabilidade à mesa no mercado 2 de Maio, em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar