No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Crianças e idosos uniram-se, esta sexta-feira, para “pôr as mãos na massa” e dar novo fôlego à tradição do Pão por Deus, na freguesia de Rio de Loba, concelho de Viseu. A iniciativa, promovida pelo Centro Social Paroquial de Rio de Loba, resultou na confeção e embalagem de 120 pães, cada um acompanhado por uma mensagem especial, destinados a ser distribuídos pelas ruas da localidade.
Mesmo debaixo de chuva intensa, o entusiasmo não esmoreceu. O grupo percorreu a freguesia entregando os pães e recebeu, em troca, muitos sorrisos e palavras de incentivo. A comunidade mostrou-se recetiva à iniciativa, destacando o empenho dos participantes e a importância de manter viva uma tradição com tantas raízes na cultura popular.
“Estas atividades são muito importantes para a divulgação da cultura etnográfica e tradicional, assim como para promover o convívio entre grupos. Sempre que nos é possível levar a cabo estas ações desenvolvemo-las e somos sempre surpreendidos pelos resultados. O balanço é muito positivo”, destacou técnica superior de Educação Social da instituição Vanda Rodrigues.
Esta tradição portuguesa com origem no ano de 1755 consistia num peditório realizado no dia dos finados. As pessoas iam bater às portas para pedir pão ou bolinhos.

