livros_feira_tondela
k cena
reuniao camara viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Diário » Venda de livros aumenta 2,6% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2025

Venda de livros aumenta 2,6% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2025

Por categoria, o género mais procurado foi a literatura infantojuvenil

pub
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março
10.04.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março
10.04.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Venda de livros aumenta 2,6% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2025

A venda de livros em Portugal no primeiro trimestre deste ano cresceu 2,6% em comparação com o mesmo período de 2025, o que se traduziu na venda de mais de 3,2 milhões de livros.

Segundo os números hoje anunciados pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), entre janeiro e março deste ano foram vendidos 3,205 milhões de livros, ultrapassando em 2,6% os números do período homólogo do ano passado.

As vendas traduziram-se num encaixe financeiro de 46,839 milhões de euros, mais 3,5% face ao primeiro trimestre de 2025, de acordo com os dados disponibilizados à APEL pela Gfk, entidade independente que faz auditoria e contagem das vendas de livros ao longo do ano.

A subida do número de unidades vendidas foi registada a par do aumento do preço médio do livro em 0,9%, para os 14,61 euros, em relação aos preços médios do primeiro trimestre de 2025.

Quanto aos pontos de venda, 70% dos livros, neste primeiro trimestre, foram vendidos por livrarias, enquanto 30%, por hipermercados, com as livrarias a concentrarem no entanto 78,8% do valor das vendas.

Por categoria, o género mais procurado foi a literatura infantojuvenil, com um peso de 36,7% do mercado, em número de livros vendidos, a um preço médio de 11,59 euros por unidade, o que se traduz em 29,1% do valor total das vendas.

Em segundo lugar, está a ficção, 33% do número de unidades vendidas, a um preço médio de 16,81 euros, o que representa uma ‘fatia’ de 38% da receita.

A venda de livros de não-ficção representou 26,6%, em unidades, a um preço médio de 17,49 euros, para 31,9% do valor do mercado.

O género menos representativo – campanhas e exclusivos – contribuiu com 3,7% de unidades vendidas, 1,1% do valor final apurado, tendo o preço médio destas publicações rondado os 4,25 euros.

No primeiro trimestre de 2025, o mercado livreiro português registou a venda de 3,123 milhões de livros, no valor global de 45,224 milhões de euros.

No balanço final do ano passado, a venda de livros em Portugal cresceu 6,9%, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, para uma receita de 217,5 milhões de euros, 7,6% acima do valor de 2024.

pub
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Incêndio em Vila Nova da Rainha foi há quatro anos. Julgamento em março

Notícias relacionadas

Procurar