No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Mercado 2 de Maio, em Viseu, recebe a partir desta sexta-feira e até domingo a segunda edição do PROVE Vinho & Queijo, iniciativa que pretende promover estes produtos da Região Centro através de uma experiência gastronómica e cultural aberta ao público.
Durante três dias, os visitantes poderão provar mais de 100 vinhos das regiões do Dão, Bairrada e Beira Interior, juntamente com com 23 queijos DOP da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal. O evento contará ainda com azeite, mel, enchidos, chocolates, ostras, pão e outros produtos regionais, reunindo cerca de 40 produtores.
A programação inclui provas comentadas, masterclasses, showcookings e animação musical.
Um dos pontos altos do evento acontece no domingo com o showcooking “Sabores ao Centro”, promovido pela Turismo Centro de Portugal, que contará com a participação dos chefs embaixadores Diogo Rocha, Ricardo Ramos, Diogo Caetano, Sérgio Fernandes, Maria Caldeira de Sousa e Hélio Loureiro. Os chefs irão apresentar propostas gastronómicas inspiradas nos sabores e tradições das respetivas regiões.
No âmbito das masterclasses, destaque para as harmonizações entre Queijos Serra da Estrela DOP e Vinhos da Bairrada, Queijos Beira Baixa DOP e Vinhos da Beira Interior, bem como Queijo Rabaçal DOP e Vinhos do Dão.
Depois da primeira edição, realizada em Coimbra, o PROVE Vinho & Queijo afirma-se como “uma iniciativa de referência na promoção integrada dos vinhos, queijos e produtos tradicionais do Centro do país, incentivando o contacto direto entre produtores e consumidores”.
A iniciativa é promovida no âmbito dos programas PROVERE Queijos do Centro de Portugal e Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro, com o apoio do Município de Viseu.