Man on stage holding a microphone with a tattooed forearm, looking down as he prepares to sing.
Vineyard rows stretch across rolling countryside under a bright blue sky with wispy clouds.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
Home » Notícias » Diário » Região do Dão prevê aumento até 5% na produção de vinho na vindima deste ano

Região do Dão prevê aumento até 5% na produção de vinho na vindima deste ano

Condições climáticas favoráveis e bom estado das vinhas apontam para colheita superior à do ano passado e uvas de elevada qualidade

 Até domingo, somos todos “afinadores” de queijo no maior concurso do mundo que decorre em Viseu
27.07.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Até domingo, somos todos “afinadores” de queijo no maior concurso do mundo que decorre em Viseu
27.07.26
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
Vineyard rows stretch across rolling countryside under a bright blue sky with wispy clouds. Região do Dão prevê aumento até 5% na produção de vinho na vindima deste ano

A Região Demarcada do Dão prevê aumentar até 5% a produção de vinho na vindima deste ano, face ao ano anterior, impulsionada pelas condições climáticas favoráveis registadas no primeiro semestre e pelo bom estado vegetativo das vinhas, segundo o Boletim de Evolução Intercalar do Ano Vitícola.

O documento, elaborado pelo Polo do Dão do CoLAB VINES & WINES em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, indica que a campanha vitícola decorreu, até ao final de junho, sob um inverno moderadamente quente e muito chuvoso, seguido de uma primavera muito quente e moderadamente seca.

De acordo com os responsáveis, estas condições permitiram acelerar o ciclo vegetativo da videira e assegurar, de forma geral, um estado hídrico adequado das vinhas, graças às reservas de água acumuladas durante o inverno.

No plano fitossanitário, o boletim refere que a campanha foi globalmente favorável, registando-se uma reduzida incidência de doenças, limitada a algumas parcelas mais suscetíveis.

Citada em comunicado, a coordenadora do Polo do Dão do CoLAB VINES & WINES, Ana Rodrigues, considera que “a evolução do ano vitícola tem sido globalmente positiva” e que os indicadores recolhidos até ao momento “apontam para uma vindima ligeiramente superior à de 2025”.

“A evolução das próximas semanas continua a ser determinante para o resultado final da campanha”, ressalvou, lembrando que o desenvolvimento equilibrado da videira e a reduzida pressão de doenças sustentam a previsão agora apresentada.

Também o presidente da CVR Dão, Manuel Pinheiro, considera que a estimativa representa “um sinal de confiança” para a região e para os produtores.

“Uma previsão de crescimento da produção, ainda que moderado, é positiva para o setor, sobretudo quando está associada a boas perspetivas de qualidade”, afirmou, acrescentando que “as uvas do ano estão excelentes” e que a região está “na expectativa de grandes vinhos”.

O responsável acredita que esta vindima poderá reforçar a capacidade da Região Demarcada do Dão para responder aos mercados e continuar a afirmar-se “pela qualidade dos seus vinhos, valorizando o trabalho dos viticultores e produtores”.

O boletim alerta, contudo, que a estimativa poderá ainda ser influenciada por fatores como episódios de escaldão, situações de stress hídrico, diferenças no vingamento ou no desenvolvimento dos bagos entre castas, que poderão alterar o resultado final da produção.

O Boletim de Evolução Intercalar do Ano Vitícola resulta do acompanhamento técnico e científico desenvolvido pelo Polo do Dão do CoLAB VINES & WINES e constitui um instrumento de monitorização das condições meteorológicas, fenológicas e fitossanitárias da Região Demarcada do Dão.

pub
 Até domingo, somos todos “afinadores” de queijo no maior concurso do mundo que decorre em Viseu

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Até domingo, somos todos “afinadores” de queijo no maior concurso do mundo que decorre em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar