Varosa Fest 2
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
Public talk in a plaza: a microphone-wielding presenter speaks to a seated audience around a decorative stone monument.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Lifestyle » Vinho do Dão no top mundial

Vinho do Dão no top mundial 

O vinho do Dão “António Madeira Os Granitos 2023” recebeu pontuação máxima de James Suckling

09.09.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
09.09.26
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.

O vinho do Dão “António Madeira Os Granitos 2023”, produzido na sub-região da Serra da Estrela, recebeu 100 pontos do crítico norte-americano James Suckling, tornando-se, segundo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), o primeiro vinho português não fortificado a alcançar a pontuação máxima atribuída pelo especialista.

A distinção coloca o vinho produzido por António Madeira entre os vinhos portugueses com maior reconhecimento internacional e constitui uma afirmação da qualidade e do potencial vitivinícola da região do Dão.

Produzido em modo biodinâmico, “Os Granitos 2023” tem um preço de venda ao público recomendado de 64 euros e resulta de uma viticultura de altitude, baseada na recuperação e valorização de vinhas velhas localizadas no sopé da Serra da Estrela.

Para o presidente da CVR Dão, Manuel Pinheiro, a distinção representa “uma afirmação inequívoca da qualidade e do potencial da região”.

“Distinções como esta elevam o Dão para o patamar de qualidade que pretendemos para a região e confirmam aquilo em que temos vindo a trabalhar: afirmar o Dão, os seus produtores e os seus vinhos entre os grandes nomes do vinho a nível internacional”, afirmou, citado pela CVR Dão.

Manuel Pinheiro considerou ainda que o reconhecimento constitui “um reconhecimento extraordinário para o António Madeira”, mas também “um motivo de orgulho para toda a região e para todos os que diariamente trabalham para valorizar o Dão”.

Nascido em Paris, António Madeira desenvolveu na Serra da Estrela um projeto centrado na recuperação de vinhas velhas de altitude e na produção de vinhos de terroir e de mínima intervenção.

As vinhas utilizadas na produção dos seus vinhos têm entre 50 e 120 anos e estão situadas entre os 450 e os 600 metros de altitude. Segundo a CVR Dão, estas condições permitem maturações mais lentas e contribuem para a preservação da acidez natural das uvas, favorecendo vinhos de frescura e identidade.

António Madeira destacou o significado pessoal do reconhecimento e o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

“É um enorme orgulho receber este reconhecimento, que resulta de muito empenho e trabalho. Quando recebi a notícia dos 100 pontos estava precisamente a pôr no lagar a colheita de 2026 deste vinho. Nada acontece por acaso”, afirmou o produtor.

A pontuação máxima atribuída por James Suckling reforça assim a projeção internacional do Dão e a capacidade da região para produzir vinhos de identidade e qualidade reconhecidas ao mais alto nível.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar