No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Escola Secundária de Viriato, em Viseu, realizou recentemente a iniciativa da Semana da Saúde.
Segundo este estabelecimento de ensino, a iniciativa foi organizada pela Equipa de Educação para a Saúde entre 5 e 9 de abril, procurando “abranger as várias vertentes do bem-estar, em ações que decorreram de forma presencial, mas também online, em contexto de sala de aula e abrindo canais de congregação das comunidades educativa e envolvente”.
Em discussão, estiveram temas como alimentação saudável, prevenção da doença renal, alterações causadas pela puberdade e afetos e sexualidade. Também foram feitos debates sobre a saúde mental, a saúde social e os cuidados para os sistemas nervoso, endócrino e dos órgãos dos sentidos e ainda um rastreio de glicémia.
Para a pandemia da Covid-19, os professores e não-docentes fizeram testes ao novo coronavírus e foi ainda dada formação aos assistentes operacionais para a prevenção e o controlo das infeções em meio escolar.
A Escola Viriato lançou ainda uma aplicação onde são divulgadas as ementas da cantina e os alergénios que podem existir em cada refeição, além de permitir a avaliação da alimentação fornecida.
“Mais uma vez se demonstra que a colaboração entre pares e as parcerias criadas com a comunidade e as suas instituições é fundamental para uma educação mais abrangente e consistente”, escreveu em comunicado a direção da escola.