No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
“Late Brakers”, equipa da Escola Secundária Alves Martins, está a criar um protótipo de um carro de fórmula 1, em tamanho pequeno, para a competição mundial F1 In Schools.
A equipa está no processo de desenvolver um protótipo “que vai ter que percorrer 20 metros e depois em competição com as outras equipas”, conta Vanessa Soares, um dos membros da equipa. Para além do modelo, vão também elaborar um portfólio em inglês a relatar a evolução e o trabalho desenvolvido, criar um projeto para um stand virtual e publicitar a equipa através de estratégias de marketing nas redes sociais, de maneira a angariar patrocinadores.
“Temos um grupo de mentores do Centro Tecnológico de Coimbra que nos acompanha e que nos tira as nossas dúvidas relativamente à construção do carro, à dinâmica toda que é necessária para conseguirmos angariar os patrocinadores”, assinala Vanessa Soares, acrescentando que a equipa irá deslocar-se a Coimbra na próxima semana para “fazer a maquinação do primeiro carro, para testar e decidir quem vai ser o piloto da equipa”.
Os “Late Brakers” são uma equipa composta por seis elementos (Mauro Gomes, líder da equipa, Vanessa Soares, Maria Araújo, Adriana Chaves, Tiago Albuquerque e Afonso Loureiro) do 12º ano da Escola Secundária Alves Martins, da qual cinco frequentam o curso de Ciências e Tecnologias e uma o curso de Artes Visuais, estando encarregue da parte do design.
Vanessa Soares conta que o grupo teve conhecimento da F1 In Schools através do Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro de Coimbra (CTCV). “Decidimos participar neste projeto porque é algo que nos vai dar imensa experiência de trabalho e vai-nos dar uma ótima oportunidade de aprender mais”, frisa.
A competição é dividida por três fases: regionais, nacionais e mundiais. Na primeira fase, cada Centro Tecnológico vai competir entre si, onde estão várias equipas em competição. Os três primeiros classificados apuram-se para os nacionais, sendo que o grande vencedor dos nacionais segue para as finais mundiais. Os regionais têm data marcada para dia 19 de junho, já os nacionais para 22 e 23 de julho.
A F1 In Schools chegou a Portugal através do projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal.