Penalva do Castelo
luis pinto treinador cdtondela
termas do carvalhal castro daire
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…

02.05.25

Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…

01.05.25

“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…

01.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
Home » Notícias » Lifestyle » O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu

O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro
08.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro
08.08.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Há vinte anos, da Ucrânia até Portugal, viaja Halyna Buchin Dyakun para arranjar emprego. De preferência para fazer aquilo que gosta: ser cabeleireira e barbeira. “Vai fazer em setembro vinte anos que estou em Portugal. Já estou habituada aqui, eu gosto de Viseu”, salienta a barbeira.

Herdou o gosto desta arte com a sua família. “Eu comecei por ir ao trabalho da minha mãe a ver como ela trabalhava. Comecei a gostar e depois tirei um curso de Cabeleireira”. O primeiro trabalho foi no salão da mãe, na Ucrânia. Desde então, nunca mais parou.

De tesoura na mão e a fazer-se ouvir o ruído caraterístico da máquina de barbear ou da navalha, Halyna distingue-se por ser a melhor de Portugal. “Andei à procura de trabalho de um lado para o outro, bati porta a porta para ver se alguém me dava trabalho na área. Bati aqui no Sr. Osvaldo e ele aceitou. Já estou aqui há 16 anos e comecei a trabalhar com homens. Inicialmente, os homens tinham medo”, reforça Halyna. Agora, pode dizer o contrário. Todos os clientes homens querem ser atendidos pela ucraniana. Diariamente, desde vinte a vinte e cinco clientes é o que lhe espera. “Gosto de brincar com os clientes e gosto de falar com eles”, solta um riso, a barbeira.

Apesar de ter dado os primeiros passos por terras ucranianas, Halyna Dyakun cresceu profissionalmente em Portugal. “Trabalhei mais com penteados de noiva e penteados de gala. Agora trabalho mais com modelos de homens”. Ano após ano, Halyna aposta no enriquecimento do seu percurso, participando em concursos nacionais e internacionais. “A gente nunca sabe tudo”, reforça.

A arte de barbear à navalha nasceu com a Halyna e Osvaldo Gomes, barbeiro de 63 anos reparou no seu talento e aceitou a sua proposta de trabalho. Tudo isto, quando Halyna chegou a Portugal. Até hoje, a barbeira mantem-se por ali. É a prata da casa.

Por quem lá passa, satisfação é a palavra de ordem. “Gosto muito dos meus clientes e eles do meu trabalho. Fico muito feliz”, destaca.

Em 2019, Halina vence o maior evento nacional de barbeiros, o Challenge CACP BarberShop. Além disso, representou Portugal no OMC Hairworld 2020 no World Cup, em Paris e conquistou o segundo lugar no Concurso Nacional da Arte em Cabelos (NNAC) – Portugal Nacional Cup 2019 Hair & Beauty, nas categorias “classic fade cut” e “low skin fade cut” na vertente da barbearia. “Quando conquistei estes prémios e subi ao palco foi uma emoção muito forte”, menciona Halyna com os olhos lacrimejantes.

Trabalho não lhe falta e a vontade de participar em mais concursos também. Este ano, tem como objetivo participar no campeonato do mundo, no Japão.

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar