WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário

Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário

pub
 Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário - Jornal do Centro
16.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário - Jornal do Centro
16.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário - Jornal do Centro

Os municípios da região Viseu Dão Lafões querem que o projeto do Centro de Ambulatório e Radioterapia para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu seja financiado pelo atual quadro comunitário e não pelo Plano de Recuperação e Resiliência ou mesmo no novo ciclo de fundos europeus.

A Comunidade Intermunicipal apresentou a proposta à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, numa reunião que serviu para “tratar quer do PRR quer dos quadros comunitários, o que vai acabar e o que vai entrar em vigor”, como afirmou Fernando Ruas.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da CIM e da Câmara de Viseu diz esperar que o projeto orçado em 24 milhões de euros consiga obter o financiamento a muito curto prazo.

“Solicitei que fosse incluído neste quadro comunitário e que não se espere pelo quadro que aí vem, o 2030, para resolver o problema do financiamento. Estou esperançado que isto tenha sido aceite e espero sinceramente que, talvez na próxima semana, seja publicado um aviso exatamente de acordo com este pedido”, afirma.

Fernando Ruas diz ainda que não acredita que o Centro de Radioterapia e o financiamento através do atual quadro comunitário possam cair por terra pelo facto de o atual Governo estar a chegar ao fim por causa das eleições antecipadas de janeiro. Antes pelo contrário, o autarca de Viseu acredita que o projeto vai ter o financiamento assegurado.

O presidente da CIM Viseu Dão Lafões aponta para as comissões de coordenação regional, “que foram eleitas livremente e não caem” e para a União Europeia.

“Também não acredito que Bruxelas esteja dependente do calendário político dos países. O quadro comunitário não terá nenhum atraso pelo facto de haver eleições”, frisa.

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu já tinha garantido que o projeto podia ficar concluído no final de 2023.

Fernando Ruas quer que Governo devolva dinheiro do investimento Covid

Ainda na passada segunda-feira, os autarcas da CIM Viseu Dão Lafões reuniram-se com o coordenador do combate à pandemia na região Centro, João Paulo Rebelo. No encontro, foi confirmado que o país já entrou na quinta vaga da Covid-19. Mesmo assim, Fernando Ruas garante que o cenário pandémico na região ainda não é preocupante.

O presidente da Câmara de Viseu defende ainda que os municípios têm tido uma “fatia de leão” na resposta à pandemia e diz que o Governo tem de devolver o que o poder local gastou.

“Vamos pedir à Administração Central que reconheça esse papel. Foram publicados dados do Tribunal de Contas em que Viseu gastou mais de 4 milhões de euros em medidas contra a Covid-19. E, neste momento, somos ressarcidos apenas com 500 e tal mil euros, o que é perfeitamente desigual”, afirma.

pub
 Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Municípios querem centro de radioterapia ainda financiado pelo atual quadro comunitário - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar