policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Prevenção de incêndios florestais em debate num seminário online

Prevenção de incêndios florestais em debate num seminário online

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Prevenção de incêndios florestais em debate num seminário online

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai realizar a segunda edição do webinar internacional Life Landscape Fire 2021 a partir desta terça-feira (14 de dezembro).

A iniciativa vai decorrer até janeiro com três temas em destaque num seminário cuja inscrição é gratuita.

O evento online começa às 15h00 com o tema “Práticas Tradicionais”, que conta com a participação de especialistas como António Monteiro, da Escola Superior Agrária de Viseu; João Rodrigues, presidente da Associação Portuguesa de Tração Animal, e ainda Sebastián Hidalgo de Trucios, Eugenio Monesma e María Ángeles Muriel.

No dia 21 de dezembro, será debatido o painel “Modelos Preditivos de Risco Espacial” com a participação de Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; do consultor Emanuel Oliveira; da investigadora Sílvia Nunes, da Universidade de Lisboa, e do professor Alfonso Fernández Manso, da Universidad de León.

A 11 de janeiro, será realizada a última sessão dedicada à temática “Alterações Climáticas” com Hélder Viana, do Politécnico de Viseu, do climatologista e meteorologista Mário Marques, do professor José Manuel Moreno Rodríguez, do especialista francês Jean François Berthomieu e de Maria Fernanda Arbaizar, responsável pela Proteção Civil da região espanhola de Murcia.

O projeto visa ter como objetivo “promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção e ações de redução da vulnerabilidade territorial atual da região, entre outros”.

A CIM Viseu Dão Lafões é a entidade coordenadora do Life Landscape Fire Project, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta de Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade de Extremadura, tendo dinamizado de capacitação e credenciação de técnicos de fogo controlado e operacionais de queima.

O Life Landscape Fire Project visa implementar medidas de prevenção de incêndios florestais através do uso do fogo controlado, da silvo pastorícia e do controlo de espécies invasoras, com vista também à conservação da biodiversidade e ao aumento da resiliência florestal, reduzindo a vulnerabilidade territorial.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar