No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As crianças que tomarem a vacina contra a Covid-19 no Pavilhão Multiusos, em Viseu, vão ser recebidos com música, magia e outros momentos de animação.
A iniciativa é da Câmara durante o período em que as crianças entre os 5 e os 11 anos vão tomar a dose da vacina contra o coronavírus nos próximos dois fins de semana.
A primeira fase da vacinação arrancou na passada quinta-feira (6 de janeiro) e terminou no domingo (dia 9), mas volta nos dias 15 e 16 e 22 e 23. O centro de vacinação do Multiusos vai receber um programa de animação dedicado aos mais novos que inclui também dança, música, contos de histórias e pequenos exercícios físicos.
A autarquia de Viseu justifica esta iniciativa para tornar a vacinação “mais confortável” para as crianças, “reduzindo assim a ansiedade e receio que muitas crianças têm”.
A ideia é realçada pela vereadora da Saúde, Mara Almeida, que afirmou que “este processo nem sempre é fácil para os mais pequenos, pelo que unimos esforços para lhes poder proporcionar uma experiência positiva neste processo de vacinação”.
“É fundamental que as crianças se sintam seguras e confortáveis, assim como os pais ou outras pessoas que os acompanham”, salientou a autarca que visitou o centro de vacinação no passado fim de semana.
Quanto à vacinação em si, Mara Almeida revelou uma “boa adesão nas faixas etárias mais novas à toma da vacina, o que é fundamental na minimização do risco de contágios, especialmente numa altura em que retomam o ano letivo presencial, nas escolas”, já esta segunda-feira (dia 10).
Mara Almeida deixou também uma palavra de agradecimento aos profissionais de saúde e “a todos aqueles que, desde o primeiro dia, garantem o bom funcionamento deste Centro de Vacinação, não só nos cuidados de saúde prestados, como também na receção, informação e acompanhamento dos cidadãos”.
A nível nacional, o balanço dos últimos quatro dias dá conta de 306 mil pessoas, entre crianças, professores e funcionários escolares vacinados, tendo os menores recebido a primeira dose e os adultos a dose de reforço.
Segundo dados preliminares divulgados em comunicado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, 201 mil crianças entre os 5 e os 11 anos foram inoculadas com uma primeira dose no último fim de semana.
No mesmo período, cerca de 87 mil pessoas do grupo prioritário de vacinação “comunidade escolar” (professores e funcionários de escolas básicas e secundárias) receberam a dose de reforço, tal como cerca de 18 mil pessoas das “respostas sociais na infância” (pessoal de creches e ATL), lê-se na nota.
O comunicado refere que se trata de dados preliminares, uma vez que no momento em que foi divulgada a contabilidade feita ainda havia alguns centros de vacinação a administrarem vacinas.