cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Armamar » Descoberto marco romano em Armamar

Descoberto marco romano em Armamar

 Descoberto marco romano em Armamar - Jornal do Centro
27.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Descoberto marco romano em Armamar - Jornal do Centro
27.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Descoberto marco romano em Armamar - Jornal do Centro

O arqueólogo José Carlos Santos identificou um terminus augustalis, um marco delimitatório da época romana, na aldeia de Arícera, no concelho de Armamar.

A descoberta foi feita no seguimento dos trabalhos que o arqueólogo José Carlos Santos está a fazer para a elaboração da Carta do Património Cultural do Concelho, um projeto da autarquia local.

“O bloco de granito amarelo, com cerca de um metro e trinta de altura, foi descoberto a servir de padieira num casebre. A peça não está completa. Terá sido cortada à medida da necessidade de quem ali a colocou e, segundo José Carlos Santos, é muito provável que o restante se encontre aplicado em alguma construção próxima”, refere em comunicado o município de Armamar.

O marco contém “inscrições que, embora até hoje tenham passado despercebidas, sabe-se agora que revelam informação importante a respeito da organização territorial da região levada a cabo pelos romanos”.

A pedra já foi objeto de estudo pelo arqueólogo José Carlos Santos e pelo professor catedrático jubilado José D’Encarnação. Os resultados dessa investigação foram, entretanto, publicados no Ficheiro Epigráfico, um suplemento da Revista Conimbriga, da Universidade de Coimbra.

“Esse estudo revela que no ano 43 da nossa era, no âmbito da organização geral que o imperador romano Cláudio fez da Lusitânia, este marco delimitava o território de dois povos. Para identificar quais, seria necessário retirar o bloco granítico do lugar e perceber se alguma das faces ocultas revela a identificação de um deles. De igual forma, localizando-se a parte do bloco em falta conseguir-se-ia identificar o segundo nome”, refere ainda a autarquia.

pub
 Descoberto marco romano em Armamar - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Descoberto marco romano em Armamar - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar