5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Equipa de saúde mental do CHTV distinguida com prémio nacional

Equipa de saúde mental do CHTV distinguida com prémio nacional

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Equipa de saúde mental do CHTV distinguida com prémio nacional

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) foi distinguido com uma menção honrosa na 11.ª edição do Prémio Saúde Sustentável, cujos vencedores foram revelados na quarta-feira (dia 12).

A instituição de saúde foi reconhecida através da Equipa Comunitária de Saúde Mental Dão Lafões, que recebeu o prémio na categoria Integração de Cuidados.

A equipa formada por sete profissionais foi criada em 2020, estando afeta ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHTV. Já atendeu 230 pessoas na região, na maioria mulheres.

Num vídeo publicado pelos organizadores do prémio, o psiquiatra Hugo Afonso, que coordena a equipa, lembrou que esta foi uma das primeiras equipas do género a serem criadas em Portugal.

“A motivação que levou à criação do projeto foi a constatação de algumas necessidades no sentido da integração de cuidados numa perspetiva multidisciplinar e descentrada dos cuidados meramente hospitalares. No fundo, é fazer uma intervenção mais focada na comunidade, intervindo em vários aspetos que acabam por contribuir para a continuidade e perpetuação da doença mental, focando não só no tratamento agudo, mas também no tratamento crónico e na reabilitação dos utentes”, explicou.

A equipa tem como objetivos “descentralizar os cuidados e aproximá-los do utente na comunidade, permitir uma abordagem mais global do utente com uma intervenção multidisciplinar e personalizada e melhorar os cuidados na saúde mental”.

Entre as atividades do projeto estão consultas individuais, visitas domiciliárias de acompanhamento, administração terapêutica antipsicótica para doentes graves, psicoterapia e intervenções de grupo.

Na Integração de Cuidados, que premia iniciativas que contribuam para a coordenação entre cuidados prestados a diferentes níveis, bem como para uma melhor gestão da continuidade de prestação de cuidados, o vencedor foi o Agrupamento de Centros de Saúde Douro – Marão e Douro Norte, através da Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Real.

O Prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa que visa divulgar e incentivar boas práticas para a sustentabilidade do setor da saúde em Portugal. As outras categorias a concurso foram as de Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão, Inovação em Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença e Transformação Digital.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar