5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Metade das crianças da região Viseu Dão Lafões com cáries nos dentes

Metade das crianças da região Viseu Dão Lafões com cáries nos dentes

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Metade das crianças da região Viseu Dão Lafões com cáries nos dentes

Nos primeiros dois meses de funcionamento do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor”, foi avaliada a saúde oral e nutricional de mais de 1.300 alunos do quarto ano de escolaridade dos 14 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL). Metade das crianças apresentava cáries nos dentes.

O projeto foi para o terreno em maio. Os resultados preliminares serão apresentados na próxima segunda-feira (5 de dezembro) no Centro Escolar de Nelas, na presença da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

“Os resultados intercalares dos dois primeiros meses do projeto indicam que foram avaliados 1.313 alunos do quarto ano do ensino básico da CIMVDL, tendo-se registado uma prevalência de cáries nestas crianças de 51%”, refere a Ordem dos Médicos Dentistas, que é parceira da iniciativa, num comunicado enviado ao Jornal do Centro.

“Além das consultas de medicina dentária, nas visitas são também desenvolvidas ações de literacia sobre higiene oral e alimentação equilibrada, tendo para o efeito sido entregues 1.324 pastas de dentes, 1.319 colutórios e 1.316 escovas”, acrescenta a Ordem.

Promovido pelas ordens dos Médicos Dentistas e dos Nutricionistas, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Colgate, o projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis, reduzindo o risco de cáries e equilibrar a alimentação diária das crianças que frequentam as escolas do 1.º ciclo dos 14 concelhos da região Viseu Dão-Lafões.

Desde maio que um consultório móvel está a passar por todas as escolas primárias do território. A ideia é abranger os cinco mil alunos do 1º ciclo da região até ao final de 2023.

“O projeto tem demonstrado a importância da proximidade e do estímulo da literacia e o seu contributo para a melhoria da saúde de uma forma geral, e da saúde oral, em particular”, refere Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

2A aposta na prevenção, quer em termos de alimentação, quer em termos de hábitos de higiene oral, é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, particularmente junto dos mais novos”, acrescenta.

Na apresentação dos resultados do primeiro semestre do “Comer Bem, Sorrir Melhor”, estarão a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, o presidente da CIMVDL, Fernando Ruas, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, e a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar