No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu tem neste momento um atleta de prata. Pedro Lemos, atleta que pertence ao Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos”, sagrou-se vice-campeão dos 800 metros em atletismo, nos 74º Campeonatos Nacionais de Sub-18 (antiga categoria de juvenis), que decorreram no passado fim de semana, em Almada.
Pedro Lemos destacou-se na prova dos 800 metros com a conquista do segundo lugar e o título de Vice-Campeão Nacional. O atleta alcançou um novo recorde pessoal com o tempo de 1’57’’73’’’.
“Quando eu acabei a corrida e soube que consegui ficar em segundo lugar foi um alívio. Trabalhei para isto e senti-me muito contente, como é óbvio. O objetivo de qualquer atleta é conquistar um lugar no pódio”, disse. Sobre o seu novo recorde pessoal, Pedro Lemos mostra-se satisfeito. “Bati o meu record pessoal. Essa foi outra conquista que me deixou bastante feliz”, admite o corredor.
Sobre a corrida, o jovem atleta de 16 anos descreve-a da seguinte forma. “No início estava bastante focado e sem nenhuma distração. A partida foi tranquila e consegui-me posicionar bem. No desenrolar da prova houve alguns encontrões, mas consegui concentrar-me e seguir em frente. Na última volta ainda estava cheio de energia e passei o terceiro lugar conquistando o segundo”, refere.
Os planos futuros de Pedro Lemos passam por continuar a praticar a modalidade olímpica. “Conciliar a escola com o atletismo não é um problema. Consigo fazer bastante bem as duas coisas. Gostava de seguir no atletismo. Agora vou ter os nacionais de sub-20 de juniores e se calhar ainda ou participar em provas ibéricas. Vou continuar a trabalhar e seguir em frente”, promete.
Para Paulo Frias, presidente de “Os Ribeirinhos”, esta conquista é algo muito importante para o clube. “Viseu só levou dois atletas do distrito aos nacionais. Em termos de visibilidade para o clube é muito importante. Antes de ir às provas nacionais o atleta teve que registar os mínimo (em provas regionais) e o facto do Pedro ter alcançado o segundo lugar numa prova nacional é algo muito importante para nós”, realça.
A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Setúbal e o Município de Almada, decorreu na pista de atletismo de Sobreda da Caparica, na cidade de Almada. Ao todo, participaram 548 jovens atletas em representação de 121 clubes, tornando esta competição uma das com mais participantes a nível nacional.
Bianca Leão (estagiária ESEV/IPV)