A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A seleção portuguesa de futsal venceu esta quarta-feira, 20 de setembro, em Viseu a Geórgia, por 4-2, em partida da Ronda de Elite europeia de qualificação para o Mundial2024, isolando-se na liderança do Grupo E com dois jogos e duas vitórias.
No Pavilhão Cidade de Viseu, com todos os 1.112 lugares ocupados, Portugal entrou praticamente a vencer, com Tomás Paçó a marcar logo no minuto inicial.
Os comandados de Jorge Braz não tiraram o pé do acelerador e dilataram a vantagem aos seis minutos, com Pauleta a finalizar à boca da baliza. Aos 12, Tiago Brito, com um remate forte e colocado, fez o terceiro da turma das ‘quinas’, com Bruno Coelho a fechar a primeira parte com um golo a um segundo do toque da buzina para o intervalo, numa altura em que a Geórgia já jogava com guarda-redes avançado.
A primeira parte foi de muita eficácia da equipa nacional, perante uma Geórgia que, com os seus oito brasileiros naturalizados, tinha bom lances individuais, mas raramente funcionou como coletivo, e quando o conseguiu encontrou Edu muito seguro na defesa das redes de Portugal.
No segundo tempo, natural reação dos georgianos, face à diferença no marcador, a reduzir aos 24 minutos com um golo de Ghavtadze, num remate colocado que Edu não conseguiu evitar.
Aos 27, de bola parada e por Vilian Lourenço, os visitantes reduziram para 4-2.
Portugal que, aos 29 minutos, fez a quinta falta, obrigando a equipa a ser muita mais cuidadosa nos duelos individuais, em risco de sofrer um live de 10 metros.
Aos 31 minutos, Pany Varela rematou forte e acertou na barra da baliza defendida por Kupatadze.
A sete minutos do final, a Geórgia também atingiu a quinta falta e, nos derradeiros dois minutos, Portugal beneficiou de um livre de 10 metros que Bruno Coelho desperdiçou, permitindo a defesa de Kuptadze.
Até final o resultado não se alterou e Portugal garantiu os três pontos que lhe dão a liderança, isolada, do Grupo E.
Os vencedores dos cinco grupos da Ronda de Elite qualificam-se diretamente para a 10.ª edição do principal torneio mundial de seleções, que vai decorrer de 14 de setembro a 06 de outubro de 2024, no Uzbequistão, enquanto os quatro melhores segundos colocados seguem para o play-off, no qual se apuram os últimos dois representantes europeus.
Jogo no Pavilhão Cidade de Viseu, em Viseu.
Portugal – Geórgia, 4-2.
Ao intervalo: 4-0.
Marcadores:
1-0, Tomás Paçó, 01 minuto.
2-0, Pauleta, 06.
3-0, Tiago Brito, 12.
4-0, Bruno Coelho, 19.
4-1, Ghavtadze, 24.
4-2, Vilian Lourenço, 27.
Equipas:
– Portugal: Edu, João Matos, Bruno Coelho, Pany Varela e Erick Mendonça. Jogaram ainda, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso Jesus, Neves, Zicky Té, Carlos Monteiro, Tiago Brito e Pauleta.
Selecionador: Jorge Braz.
– Geórgia: Kupatadze, Chaguinha, Saiotti, Thales e Bynho. Jogaram ainda, Chimba, Ghavtadze, Vilian Lourenço, Tophuria, Kekelia, Todua, Bruno Gomes e Fernando.
Selecionador: Avtandil Asatiani.
Árbitros: Juan José Cordero Gallardo e Alejandro Martinez Flores (Espanha).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Coelho (27), Chimba (33), Kupatadze (38).
Assistência: 1.112 espetadores