PRR
Cirurgia geral_Hospital CUF Viseu
ValterLobo _DSF3239
aluguer aluga-se casas
aluga-se
arrendar casa

Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…

23.05.25

Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…

22.05.25

Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…

20.05.25
manuel-marques
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
serra mata e hotel do bussaco
palácio condes anadia mangualde
chave michelin
Home » Notícias » Diário » Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas

Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas

pub
 Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas - Jornal do Centro
14.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas - Jornal do Centro
14.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas - Jornal do Centro

Há cinco anos (2018), a tempestade ‘Leslie’ atingiu 24 concelhos da região Centro na noite de 13 para 14 de outubro, provocando estragos de milhões de euros. Provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados em dois dias, causando danos superiores a 80 milhões de euros. A região de Viseu foi uma das mais afetadas. Como recordou Pedro Baila Antunes no seu artigo de opinião publicado no Jornal do Centro, a tempestade afetou gravemente infraestruturas de telecomunicações e de distribuição elétrica, equipamentos municipais, habitações, associações, instituições do setor social, viveiros e uma vasta área de terrenos agrícolas e florestais.

Na cidade de Viseu o seu impacto foi bem evidente na Mata do Fontelo que esteve parcialmente encerrada e só reabriu totalmente dois anos depois. A Leslie originou a participação de 28 mil sinistros às companhias seguradoras, que, segundo a Associação Portuguesa de Seguros, atingem um custo estimado em mais de 60 milhões de euros.

Depois da Leslie, muitas outras tempestades já assolaram a região, nomeadamente a Elsa que voltou a deixar outro rasto de destruição.

Entretanto, os nomes para as próximas tempestades já estão escolhidos. Segundo o IPMA, que faz parte dos institutos meteorológicos do sudoeste europeu, as ocorrências metereológicas vão chamar-se: Aline, Bernard, Céline, Domingos, Elisa, Frederico, Géraldine, Hipolito, Irene, Juan, Karlotta, Louis, Monica, Nelson, Olivia, Pierrick, Renata, Sancho, Tatiana, Vasco e Wilhelmina.

A iniciativa de dar nome às tempestades que afetam o sul da Europa resulta de uma iniciativa de colaboração entre as agências de meteorologia de Portugal, Espanha e França, respetivamente o IPMA, a AEMET e a MétéoFrance.

O sistema de nomeação de tempestades – apenas aquelas cuja intensidade produz impactos em bens e pessoas – insere-se num projeto que visa assegurar e facilitar a cooperação entre os serviços meteorológicos de vários países, melhorando a comunicação entre autoridades e a eficácia da comunicação pública das medidas de emergência em caso de fenómenos climáticos.

1666: Morre, com 57 anos, o escritor português D. Francisco Manuel de Melo, autor das “Obras Métricas”.

1822: D. Pedro é aclamado imperador do Brasil.

1882: É inaugurada, no Porto, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras.

1889: Revolta Boer na África do Sul.

1909: Nasce o compositor e pianista de jazz norte-americano Art Tatum.

1912: O Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, coloca a primeira pedra no edifício de A Voz do Operário, em Lisboa.

1917: Relato da sexta e última aparição de Fátima e do chamado Milagre do Sol, pelos três pastores e pessoas mobilizadas nos seis meses anteriores.

1921: Realiza-se a primeira missa campal em Fátima.
– Nasce Yves Montand, ator e cantor francês de origem italiana.

1923: Ancara passa a capital da Turquia.

1925: Nasce Margaret Thatcher, líder do Partido Conservador e primeira-ministra do Reino Unido, de maio de 1979 a novembro de 1990.

1930: O bispo de Leiria, José Alves Correia, considera dignas de crédito as aparições de Fátima, em carta pastoral.

1942: Nasce o músico norte-americano Paul Simon.

1943: II Guerra Mundial. A Itália declara guerra à Alemanha, antiga aliada no âmbito do Eixo.

1961: Em carta aberta ao Governo de Oliveira Salazar, o líder do PAICV, Amílcar Cabral, pede uma solução pacífica para a autodeterminação dos povos da Guiné e Cabo Verde.

1969: Começa a campanha eleitoral para a Assembleia Nacional. Apresentam-se, pela Oposição Democrática, listas da CEUD em Lisboa, Porto e Braga, e coligações de católicos, liberais e monárquicos, noutros círculos do país.

1970: O Canadá e a China estabelecem relações diplomáticas.

1972: Morrem 176 pessoas na queda de um avião comercial soviético perto do aeroporto de Moscovo.

1973: O futebolista Eusébio faz o seu último jogo pela seleção portuguesa.

1978: Começa o Conclave de Cardeais para a eleição do sucessor do Papa João Paulo I.

1980: O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao arquiteto argentino Adolfo Pérez Esquível, cofundador da Assembleia Permanente para os Direitos Humanos.

1982: Imposição da Lei Marcial na Polónia. Os trabalhadores dos estaleiros de Gdansk regressam ao trabalho.
– O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao diplomata mexicano Alonso García Robles e à diplomata Alva Myrdal, sueca, pelo trabalho para o desarmamento e zonas livres de armas nucleares.

1987: O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao Presidente da Costa Rica, Óscar Arias, pelo seu trabalho pela paz duradoura na América Central (Plano Arias).

1988: O Prémio Nobel da Literatura é atribuído, pela primeira vez, a um escritor de língua árabe, o egípcio Naguib Mahfouz, 77 anos, autor de “A Viela de Midaq”.

1990: Morre, aos 78 anos, o político vietnamita Le Duc Tho, negociador da paz do Vietname, que recusou o Nobel em 1973, igualmente atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger.

1994: O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor japonês Kenzaburo Oe, autor de “Um Eco do Céu” e “Dias Tranquilos”.
– O Iraque admite a possibilidade de reconhecer a soberania do Kuwait e das suas fronteiras.

1995: O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao cientista britânico nascido na Polónia, Joseph Rotblat, em conjunto com a organização de luta contra as armas nucleares, a Pugwash, de que foi um dos fundadores.

1996: Eleições regionais. O PS-Açores vence, pela primeira vez, na Região Autónoma. O PSD-Madeira alcança a sexta vitória.

1998: O Prémio Nobel da Física é atribuído aos norte-americanos Robert Laughlin, Daniel de Tsui de origem chinesa e ao Horst Stroernner, nascido na Alemanha, pela descoberta de uma nova forma de fluido quântico com exitabilidade fracionada.
– O Prémio Nobel da Química ao norte-americano nascido na Áustria, Walter Khone, e ao britânico John Pople.

2004: O Presidente da República, Jorge Sampaio, recebe o Prémio Carlos V da Coroa de Espanha, pelo empenho nos ideais europeus.
– Morre, com 69 anos, Maria Rosa Colaço, escritora e pedagoga, autora de “A Criança e a Vida”, “O Espanta-Pardais”, Prémio Soeiro Pereira Gomes.

2005: O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao dramaturgo britânico, Harold Pinter.

2006: A tenente Mónica Martins torna-se a primeira mulher piloto da Marinha Portuguesa; o Prémio Nobel da Paz 2006 é atribuído ao pioneiro do microcrédito no Bangladesh, Muhammad Yunus, e ao Banco Grameen, que fundou.
– O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Ban Ki-moon, é eleito secretário-geral das Nações Unidas, sucedendo a Kofi Annan em 01 de janeiro de 2007.
– Morre Mason Andrews, ginecologista norte-americano, pioneiro da investigação sobre a fertilização “in vitro” nos Estados Unidos. Tinha 88 anos.

2008: O professor e economista Paul Krugman é distinguido com o Nobel da Economia, tendo-se notabilizado como um dos autores da Teoria “New Trade”, uma revolução na forma de pensar o comércio internacional.
– A Federação Internacional do Automóvel aprova o novo Autódromo do Algarve, que pode começar a receber provas, numa altura em que “quase todas” as equipas de Fórmula 1 mostraram interesse em realizar testes no circuito.

2010: Florencio Ávalos é o primeiro homem a sair debaixo de terra (00:00, horas locais) na sequência da operação de salvamento dos 33 homens soterrados pelo desabamento de uma mina de ouro e cobre de São José, perto de Copiacó, no Chile. Luís Urzúa é o último (21:55). Seguem-se os seis membros da equipa de salvamento.
– Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

2011: O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anuncia um novo pacote de austeridade previsto no Orçamento do Estado para 2012, que elimina os subsídios de Natal e férias para os funcionários públicos e para as pensões acima de mil euros até final de 2013.

2012: Milhares de pessoas juntam-se na Praça de Espanha numa manifestação cultural, que se associa ao apelo “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!”.
– Milhares de manifestantes da CGTP-IN concentram-se na Praça da Figueira, em Lisboa, a exigir a demissão do Governo e o direito ao emprego, numa manifestação que termina em frente ao Parlamento.

2014: O prémio Nobel da Economia é atribuído ao economista francês Jean Tirole, pela sua análise do poder de mercado e regulação.

2015: Investigadores internacionais concluem que o avião da Malaysian Airlines, com o código de voo MH17, foi abatido por um míssil BUK, de fabrico russo, disparado do leste da Ucrânia.
– Morre, aos 66 anos, Steve MacKay, lendário saxofonista norte-americano dos The Stooges.

2016: O antigo primeiro-ministro português António Guterres é aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-Geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro.
– O prémio Nobel da Literatura é atribuído a Bob Dylan, por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana.
– O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, é constituído arguido pela terceira vez, agora por suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção em negócios em Angola, segundo a imprensa brasileira.
– Morre, aos 90 anos, Dario Fo, escritor italiano Prémio Nobel da Literatura em 1997.
– Morre, aos 88 anos, Bhumibol Adulyadej, rei da Tailândia.

2018: O Papa Francisco expulsa do sacerdócio os bispos chilenos José Francisco Cox, de 85 anos, e Iquique Marco Antonio Ordenes, de 54 anos, acusados de abusos sexuais contra menores.
– A tempestade Leslie atravessa Portugal continental e provoca 28 feridos ligeiros e 61 desalojados em dois dias, causando danos superiores a 80 milhões de euros, segundo dados preliminares dos municípios mais afetados.

2019: O Governo do Equador e o movimento indígena chegam a um acordo para revogar o decreto 883, que eliminava o subsídio ao combustível e que causou uma onda de protestos no país.
– A queniana Brigid Kosgei bate o recorde mundial da maratona, ao correr a distância em 2:14.04 horas, em Chicago, fazendo cair a marca de 2:15.25 fixada pela britânica Paula Radcliffe em 2003.

2020: Morre, aos 73 anos, Augusto Matine, futebolista internacional português, jogou pelo Benfica e Vitória de Setúbal.
– Morre, aos 83 anos, Virgílio Góis, cantor e acordeonista que se destacou na interpretação local de música portuguesa na Venezuela.
– Morre, aos 74 anos, Augusto Torres Boucinha, economista, deputado pelo CDS-PP na VII legislatura.

2021: O filme “Zé Pedro Rock ’n’ Roll”, de Diogo Varela Silva, vence o prémio de Melhor Documentário Internacional no festival de cinema punk de Los Angeles.
– Morre, aos 67 anos, Alexandre Mendonça, padre, diretor da Missão Católica Portuguesa, um devoto de Nossa Senhora de Fátima que durante mais de 33 anos de sacerdócio se destacou como mentor da comunidade luso-venezuelana.

pub
 Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Leslie foi há cinco anos. Novas tempestades já estão batizadas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar