WhatsApp Image 2025-05-24 at 101556
VALDIGEM_Largo_Eiras_Requalificacao_marco2025 1
PRR
aluguer aluga-se casas
aluga-se
arrendar casa

Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…

23.05.25

Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…

22.05.25

Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…

20.05.25
manuel-marques
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
serra mata e hotel do bussaco
palácio condes anadia mangualde
chave michelin
Home » Notícias » Diário » Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco

Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco - Jornal do Centro
18.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco - Jornal do Centro
18.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco - Jornal do Centro

A Câmara de Carregal do Sal quer avançar com uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para a arborização do futuro Museu Aristides de Sousa Mendes, que está a ser construído na Casa do Passal.

A diretora regional do Centro do ICNF, Fátima Araújo Reis, prometeu que irá fazer esforços junto de espaços como a Mata do Bussaco para conseguir as árvores necessárias para a arborização do espaço exterior do futuro museu dedicado ao antigo cônsul.

A responsável visitou recentemente as obras na Casa do Passal, a antiga residência de Aristides que está a ser requalificada para dar lugar ao novo espaço museológico que deverá abrir em 2024, tendo sido recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Paulo Catalino.

O autarca falou com Fátima Araújo Reis com o objetivo de formalizar uma parceria de colaboração com o ICNF para o museu dedicado a Aristides. Depois da reunião, foi feita uma visita ao espaço onde a diretora regional do instituto se inteirou de todo o projeto.

Após a visita, a responsável comprometeu-se em encetar esforços “junto de algumas estruturas como a Mata do Bussaco, por forma a conseguir-se as espécies necessárias à concretização da arborização, constituindo-se o ICNF como entidade parceira na causa maior da preservação da memória e do gesto de Aristides de Sousa Mendes”, reiterou a Câmara de Carregal do Sal em comunicado.

A requalificação da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, conta com um investimento de 3,4 milhões de euros. Declarada como Monumento Nacional em 2011, a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes pode receber árvores da Mata do Bussaco - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar