Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Quase duas décadas depois, comando nacional alternativo da Proteção Civil em Viseu sem decisão

Quase duas décadas depois, comando nacional alternativo da Proteção Civil em Viseu sem decisão

O assunto voltou a estar na ordem do dia depois de se ter registado a 26 de agosto, um sismo de 5,3 com epicentro a 60 quilómetros a oeste de Sines

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
02.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
02.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Comando alternativo Proteção Civil Viseu sem decisão 20 anos

O presidente da Câmara de Viseu anunciou que vai colocar novamente em cima da mesa a questão do comando nacional de emergência e proteção civil alternativo em Viseu na reunião que vai ter em breve com a ministra da Administração Interna. Fernando Ruas voltou a lembrar que este é um processo de décadas e que até agora não teve uma conclusão.

O assunto voltou a estar na ordem do dia depois de se ter registado a 26 de agosto, um sismo de 5,3 com epicentro a 60 quilómetros a oeste de Sines.

“Há todas as razões para reclamar para aqui o comando nacional alternativo. Aliás, o comando deveria ser era aqui devido à constituição morfológica desta região, baseada em granito”, disse o autarca.

Fernando Ruas lembrou ainda que o projeto para Viseu do comando alternativo foi apresentado era então Jorge Coelho ministro da Administração Interna.

Mais recentemente, há 10 anos, a questão foi novamente falada, numa altura em que o executivo municipal, então liderado por Almeida Henriques, anunciava a ampliação do edifício do aeródromo municipal para receber também esta estrutura que o autarca acreditava estaria montada no prazo de dois anos.

Há muito que a região de Viseu é tida como a melhor para a implantação deste equipamento alternativo pelas características naturais, nomeadamente, baixa sismicidade,mas também centralidade geográfica.

Para este efeito, há cerca de 20 anos foi assinado um protocolo entre o Governo e a Câmara Municipal de Viseu que previa a cedência por parte da autarquia de um terreno para construção de tal infraestrutura.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar