Children with rolling backpacks walk toward a brick school entrance under a wooden canopy; sign reads 'Escola Basica Dr. Afonso Abrantes'
José carreira
sol_calor_3
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Concelho » Tabuaço » Pisa da uva, prova de vinhos e uma caminhada vinhateira na Aldeia Barcos (Tabuaço)

Pisa da uva, prova de vinhos e uma caminhada vinhateira na Aldeia Barcos (Tabuaço)

Festa das Vindimas em aldeia do concelho de Tabuaço é no final deste mês de setembro. Aurora Cunha, campeã mundial de atletismo, vai apadrinhar uma caminhada vinhateira

11.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
11.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub

A aldeia vinhateira de Barcos, no concelho de Tabuaço, vai estar em festa nos dias 28 e 29 de setembro. A Festa das Vindimas volta a encher as ruas da localidade e contam com a presença da atleta Aurora Cunha que vai apadrinhar uma caminhada vinhateira.

O evento “celebra a tradição das vindimas com encenações de rua, música e destaque no vinho e na gastronomia”. O programa conta ainda com a tradicional pisa da uva, onde se celebram tempos antigos.

A organização, da União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia, promete ainda dois dias onde não vão faltar jogos pelas ruas, provas de vinho, expositores com produtos locais, desde artesanato, pão e doces. Segundo a organização, também marca presença no certame o já tradicional porco no espeto e os milhos de vinha d’alhos.

“E se antes se marcava com música o passo do lagar, agora largos e calçadas enchem-se com danças de roda, ranchos, cantares ao desafio e animação de rua completando em várias vertentes o cartaz da Festa das Vindimas”, acrescenta.

O presidente da União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia, Fernando Barradas, refere que “o sucesso desta festa das Vindimas está intimamente ligado à colaboração e ao entusiasmo da própria população e, sem dúvida, e ao apoio da Câmara Municipal de Tabuaço”.

A Festa das Vindimas arranca com uma caminhada vinhateira, num percurso de cerca de 8 km, entre vinhas e socalcos durienses. Esta é uma edição especial porque será apadrinhada pela campeã mundial de atletismo Aurora Cunha.

“Esta é uma festa da comunidade onde os usos, costumes e tradições são as principais características; e é esta ligação à terra e às nossas raízes que fazem da Festa das Vindimas uma das mais aguardadas. Antes de mais porque celebra o trabalho das nossas gentes que, ao longo de gerações, com suor, lágrimas e tantos sacrifícios ergueram este Douro e o mantêm para ser hoje uma região única no mundo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar