fatima teles BE
zé mágico palácio do gelo
casa_da_cultura_santa_comba_dao_img61b9b59538896
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miguel martins cdu ofrades
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante

Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante

O edifício da Rua Direita esteve em obras nos últimos anos. Inauguração tem nova data após ter sido adiada

 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante - Jornal do Centro
26.09.24
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante - Jornal do Centro
26.09.24
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante - Jornal do Centro

O antigo Orfeão de Viseu vai ser reinaugurado este sábado (28 de setembro) depois de ter sido alvo de obras de reabilitação.

A inauguração está marcada para as 15h30, seguida de um “Chá Dançante” no salão de baile, uma sala icónica deste edifício localizado na Rua Direita.

Este edifício já teve inauguração apontada para o dia 31 de agosto, mas o município de Viseu cancelou por respeito a todas as vítimas do acidente de helicóptero no Rio Douro.

“O edifício vai agora ser utilizado pela USAVIS [Universidade Sénior do Rotary Clube de Viseu] e também para outras utilizações municipais. De uma coisa não abdicamos, o salão principal onde se realizavam antes os bailes”, anunciou o presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas, no último mês.

A ideia é de que este salão fique ao serviço da comunidade, dando-lhe a utilidade que tinha anteriormente.

“Esta é uma forma de chamar as pessoas para lá e de o preservar. Agora, tem é de ser com disciplina e devidamente protocolado com quem tiver interesse e sempre com a Câmara envolvida em co-promoção”, esclareceu o autarca.

A empreitada, que já estava concluída, mereceu um investimento de mais de 1,2 milhões de euros e foi este ano finalista do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias de “Impacto Social”, “Restauro” e “Área inferior a 1000 metros quadrados”.

A intervenção, que arrancou em 2021 – ainda a autarquia era presidida por Almeida Henriques –, foi estruturante e realizada “de acordo com os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício” integrado no centro histórico da cidade, defendeu a Câmara de Viseu.

O objetivo da obra passou por tornar o antigo Orfeão numa nova âncora da zona nobre do concelho. “Este é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico e um exemplar inigualável do nosso património histórico e arquitetónico”, recordou a autarquia, que quer deixar o edifício reservado para iniciativas culturais e para a Universidade Sénior do Rotary Club de Viseu, entre outras atividades.

As obras no Orfeão também foram marcadas pela descoberta de achados arqueológicos em 2021.

pub
 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar