hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Vouzela: Ministra da Juventude e Modernização conhece projeto de economia circular

Vouzela: Ministra da Juventude e Modernização conhece projeto de economia circular

Margarida Balseiro Lopes vai visitar na próxima terça-feira o concelho de Vouzela. A governante vai conhecer na Associação Cultural e Recreativa de Cambra o projeto de economia circular by.Vouzela

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
11.10.24
fotografia: Facebook Câmara de Vouzela
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
11.10.24
Fotografia: Facebook Câmara de Vouzela
pub
 Vouzela: Ministra da Juventude e Modernização conhece projeto de economia circular

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, vai visitar na próxima terça-feira (15 de outubro) o concelho de Vouzela, anunciou a Câmara. A governante vai conhecer na Associação Cultural e Recreativa de Cambra o projeto de economia circular by.Vouzela.

A iniciativa, gerida pela associação Vouzelar, aproveita resíduos de empresas têxteis locais para fazer novos produtos e foi recentemente distinguida com uma menção honrosa na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2024, na categoria de “Empreendedorismo responsável e inclusivo”.

Seguindo o conceito de economia circular, o by.Vouzela envolveu a criação de uma oficina de costura onde a comunidade participa na elaboração de novas peças a partir de matéria prima resgatada da indústria local e que, de outra forma, seria incinerada ou colocada em aterro.

O projeto arrancou com uma verba de 15 mil euros, resultante dos Prémios Caixa Social 2022.

A iniciativa envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

Na próxima terça-feira, Margarida Balseiro Lopes também vai inaugurar a exposição “Aqua Feminina: o Fluxo da Vida Rural Feminina”, no espaço Lafões.Cult.Lab. Promovida pela Binaural Nodar e inaugurada no Dia Internacional da Mulher Rural, a exposição etnográfica e multimédia percorre as vidas rurais das mulheres do concelho.

A mostra de Liliana Silva e de Luís Costa inclui elementos sonoros, audiovisuais, objetos e fotografias que representam várias fases da vida da mulher rural, sendo que a água é o elemento unificador entre as várias cenas.

Também no dia em que se assinalam sete anos após o incêndio de 15 de outubro de 2017, que atingiu fortemente Vouzela, a ministra da Juventude participa na cerimónia evocativa com a deposição de uma coroa de flores no monumento de homenagem às vítimas, junto ao Instituto Missionário Marista, em Vouzela, pelas 17h00.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar