A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O projeto by.Vouzela, que aproveita resíduos de empresas têxteis locais para fazer novos produtos, foi recentemente distinguido com uma menção honrosa na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2024, na categoria de “Empreendedorismo responsável e inclusivo”.
O projeto, gerido pela associação Vouzelar, foi lançado em 2022 e tem como objetivo aproveitar resíduos de empresas locais para fazer novos produtos que podem gerar alguma receita extra para os munícipes do concelho.
Seguindo o conceito de economia circular, o by.Vouzela envolveu a criação de uma oficina de costura onde a comunidade participa na elaboração de novas peças a partir de matéria prima resgatada da indústria local e que, de outra forma, seria incinerada ou colocada em aterro.
O projeto arrancou com uma verba de 15 mil euros, resultante dos Prémios Caixa Social 2022.
A iniciativa envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
O prémio foi entregue esta terça-feira (24 de setembro) no auditório do IAPMEI, em Lisboa. O EEPA é uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial nos 27 estados-membros da União Europeia, bem como nos países associados do pilar PME do Programa do Mercado Único.