ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Museu Aristides de Sousa Mendes vai ser museu nacional

Museu Aristides de Sousa Mendes vai ser museu nacional

Proposta do PAN foi aprovada no Parlamento e autarca de Carregal do Sal diz-se satisfeito. Museu foi inaugurado em julho deste ano, após um investimento de 3,5 milhões de euros

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
28.11.24
Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
28.11.24
pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes vai ser museu nacional

O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato (concelho de Carregal do Sal), vai ser museu nacional.

A proposta do PAN foi aprovada por unanimidade esta quarta-feira (27 de fevereiro) no Parlamento, a par do reembolso de mais de 1,5 milhões de euros à Câmara de Carregal do Sal das despesas com a requalificação da Casa do Passal, que acolhe o espaço museológico.

O museu foi inaugurado em julho deste ano, após um investimento de 3,5 milhões de euros, e recorda a história do antigo cônsul e ainda o gesto que protagonizou ao salvar milhares de judeus do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

Na sua proposta, o PAN sugeriu que o Governo dê ao município de Carregal do Sal e à Fundação Aristides de Sousa Mendes “o apoio técnico necessário à atribuição ao Museu Aristides de Sousa Mendes do estatuto de museu nacional e à sua integração na Rede Portuguesa de Museus”.

Recorde-se que os museus nacionais, que também incluem o Museu Grão Vasco em Viseu, podem ser visitados gratuitamente 52 dias por ano por quem vive em Portugal. A medida entrou em vigor em agosto deste ano.

O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, diz que as duas aprovações no Parlamento que abrangem o Museu Aristides de Sousa Mendes “são de extrema importância” para o concelho e representam “o corolário do trabalho de sensibilização” junto dos partidos com assento parlamentar.

Paulo Catalino diz ainda que deslocou-se propositadamente “ao Parlamento para solicitar a todos os grupos parlamentares a melhor atenção para, em sede de Orçamento, ser possível efetuar um reforço nas verbas assumidas e pagas pela Câmara face a um projeto que é um desígnio nacional e mesmo internacional”.

O Parlamento também aprovou ontem a proposta do PAN de transferir cerca de 1,5 milhões de euros para a Câmara de Carregal do Sal como forma de reembolsar a autarquia das despesas com a Casa do Passal. Esta era uma das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 que mais visavam o distrito de Viseu.

Também foi aprovada uma proposta do PSD e do CDS-PP para que o Governo avalie as “necessidades financeiras e logísticas verificadas no decurso do desenvolvimento do Projeto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal”.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar